UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Ministério tira canal Cultura e Arte do ar

Divulgação/TV Record
DISFARCE A apresentadora Eliana grava, como taxista, um dos 18 quadros de seu novo programa, o "Fábrica Maluca", que estréia segunda-feira, às 11h, na Record, com duração de apenas uma hora

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Às vésperas do Carnaval, o Ministério da Cultura tirou do ar, na última sexta-feira, o canal educativo e cultural TV Cultura e Arte, que era distribuído por operadoras de TV paga e acessível, de graça, via antenas parabólicas.
Previsto como canal obrigatório na Lei do Cabo, o Cultura e Arte foi criado em 2001 e sofreu resistência dentro do próprio governo FHC (a Radiobras era contra) e de cineastas (que se recusavam a ceder seus filmes, produzidos com incentivos fiscais, para exibição).
Em comunicado assinado pelo secretário nacional do Audiovisual, Orlando Senna, exibido na sexta, o governo Lula afirma, sem detalhar, que o canal está sendo suspenso temporariamente e que "tal decisão decorre de diagnóstico feito sobre [seu] desempenho".
"Atualmente, a Secretaria do Audiovisual elabora projeto para o novo formato do canal, visando maximizar o potencial da TV Cultura e Arte, inserindo-a, num futuro próximo, no contexto do sistema aberto de televisão", diz Senna no comunicado.
A afirmação, mais a abrupta interrupção das transmissões, está sendo interpretada por setores ligados ao Cultura e Arte como uma declaração de que ele deixará de ser um canal pago para ocupar faixa da programação da TVE.
Com até dez horas/dia de programação, o canal tinha custo operacional mensal de R$ 150 mil. O secretário Senna está no exterior, segundo o ministério.

OUTRO CANAL

Tela cheia 1
O SBT negocia com Band e Luciano do Valle o empréstimo do narrador para ancorar as transmissões dos dois jogos da final do Campeonato Paulista, como ocorreu na quarta.

Tela cheia 2
A emissora de Silvio Santos festejou os 13 pontos obtidos anteontem, com Corinthians x Palmeiras, mesmo jogo exibido pela Globo, que deu 39. Foi a primeira vez que uma rede deu mais de 8 pontos exibindo a mesma partida do Paulista que a Globo.

Dieta
Com apenas 25 minutos de duração, por causa da transmissão do futebol às 21h, a novela das oito da Globo, "Mulheres Apaixonadas", registrou 39 pontos na quarta _vinha com 42.

Parceria
O SBT tem informações de que a Globo teria pedido à Record que programasse um filme arrasa-quarteirão no mesmo horário de Corinthians x Palmeiras. O fato é que a Record, que nega qualquer acordo, escalou "O Casamento de Meu Melhor Amigo", com Julia Roberts, com apenas dois intervalos, e cravou média de 12 pontos _e foi vice-líder durante quase uma hora.

Aperto
O "Note Anote", de Claudete Troiano, vai perder uma hora de suas atuais mais de três com a mudança do programa de Eliana para as manhãs, às 11h, a partir de segunda-feira. A vaga de Eliana, à tarde, será ocupada por filmes e pela "Escolinha do Barulho".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Ai que saudades das peladonas!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.