São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"OS SIMPSONS"

Matt Groening diz que sucesso dos personagens se deve à universalidade da família; longa da série ainda é dúvida

"É divertido rir de americanos estúpidos"

DA ENVIADA A LOS ANGELES

Leia a seguir a continuação da entrevista com Matt Groening, criador de "Os Simpsons". (CLÁUDIA CROITOR)

Folha - Por que um desenho sobre uma família americana faz sucesso no mundo inteiro?
Matt Groening -
Não sei ao certo. Acho que as fraquezas de uma família em que os membros se amam mas também enlouquecem uns aos outros são universais. E também acho que é divertido rir de americanos estúpidos [risos].

Folha - Quanto de sua própria família está no desenho? Algum personagem é inspirado no sr.?
Groening -
Tem sempre um pouquinho da minha família no desenho. Todo mundo que trabalha na produção traz algo. Acho que isso continua renovando a série. "Os Simpsons" é uma versão mais branda da vida. Tão triste, patética e estúpida quanto. Quanto a mim, tenho um pouco de Bart. Tenho discussões com minha irmã Lisa -tenho mesmo uma irmã chamada Lisa-, porque ela diz que eu capturei a personalidade dela perfeitamente. Eu digo: "Espera aí, eu pensei que eu era o sensível da família".

Folha - Sua mãe se chama Marge?
Groening -
Chama-se Margaret, mas seus amigos a chamam de Marge agora. E Homer também é um ótimo nome. Mas não o coloque no seu filho, como eu fiz.

Folha - O sr. batizou de Homer o seu filho? Ele gosta do nome?
Groening -
Pois é. Foi bem no começo do desenho, acho que eu não tinha muita confiança [no que o desenho iria se tornar]. Ele não usa o nome no cotidiano, só em ocasiões como formatura etc. E tem orgulho disso.

Folha - E o filme dos Simpsons?
Groening -
Vamos usar a mais avançada tecnologia de fantoches [risos]. Não, não há nada a dizer, temos apenas um projeto. Não há uma história ainda, vai demorar. Concordamos que o filme só sairá se conseguirmos fazer algo de que possamos nos orgulhar. E ainda não temos nada.

Folha - O sr. tem uma previsão de quando ele vai ser lançado?
Groening -
Algum dia dentro de uma década. Não sei, honestamente. Foi um projeto anunciado prematuramente.

Folha - Uma última pergunta: por que os Simpsons são amarelos?
Groening -
Por causa de um dos desenhistas, não consigo lembrar o nome, gostaria de dar crédito a ele. Pintou os personagens de amarelo, foi uma idéia brilhante. Eles não se parecem com nada do que há na TV, e eu adoro isso.


Texto Anterior: Desculpe, Brasil
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.