São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diálogos são eixo principal do projeto

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE BARCELONA

Provavelmente o barão de Coubertin teve dificuldade em fazer o mundo compreender o que seria a primeira Olimpíada. "É mais ou menos o que acontece com a gente agora", compara o porta-voz Oleguer Sarsanedas.
Em resumo, o Fórum das Culturas de Barcelona pode ser definido como um encontro de diálogos de alcance internacional. Ao longo de 141 dias, personalidades das áreas das artes, política, economia, saúde, religião e demais ciências humanas debaterão os acontecimentos do mundo sob três perspectivas: o desenvolvimento sustentável, a diversidade cultural e as condições para a paz.
O eixo principal serão os diálogos. Estão previstas 45 sessões sobre temas como educação, imigração, globalização e fronteiras políticas e econômicas, com a participação de Mikhail Gorbatchev, Bill Clinton, Jacques Delors e Joseph Stiglitz, entre outros.
Na praça Fórum e em outros locais da cidade acontecerão os espetáculos, com artistas como Norah Jones, Sting e Bob Dylan e as companhias de Pina Bausch, Fura dels Baús e Les Arts Saus. Um espaço gastronômico com mais de cem restaurantes do mundo inteiro, lojas de produtos ecológicos e workshops de arte também farão parte das atrações.
O Brasil estará bem representado. Um dos espetáculos de abertura é o do Camarote Andante, de Carlinhos Brown (ou Carlitos Marrón, como é chamado na Espanha). O trio elétrico descerá o Passeio de Gràcia, avenida que corta o Eixample, um dos bairros mais elegantes de Barcelona.
Fernando Henrique Cardoso dará uma palestra sobre globalização e construção da identidade. Paulo Coelho participará do diálogo "O Valor da Palavra".
O Fórum de Barcelona é pioneiro, mas não será único. A idéia é que a cada quatro ou cinco anos uma cidade diferente abrigue uma nova edição. Duas cidades estão cotadas para ser a sede do próximo evento: Durban, na África do Sul, e Monterrey, no México. (IP)


Texto Anterior: Barcelona inacabada
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.