São Paulo, quinta-feira, 07 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

20º FESTIVAL DE CURITIBA

CRÍTICA

Novos Repertórios revela jovens dramaturgos

Cena local de Curitiba também se destaca em mostra contemporânea

CHRISTIANE RIERA
ENVIADA ESPECIAL A CURITIBA

Entre centenas de peças do 20º Festival de Curitiba, a Mostra Novos Repertórios, na quarta edição, tornou-se destino seguro para ávidos por frescor em linguagem cênica, com jovens dramaturgos e diretores locais.
A companhia A Armadilha apresenta "Café Andaluz", com direção de Diego Fortes, a partir de um texto do espanhol Alejandro Kauderer.
Um passeio por contos de Machado de Assis é a proposta de "[...] Roteiro Escrito com a Pena da Galhofa e a Tinta do Inconformismo", uma criação de Fernando Kinas para a Pausa Cia.
A dramaturgia contemporânea curitibana se faz ver em três peças, das quais apenas uma resulta de processo colaborativo. Trata-se de "Com Amor", do Teatro de Breque, dirigido por Nina Rosa Sá, responsável ainda pela amarração dramatúrgica.
Nesse espetáculo pop, os carismáticos atores Pablito Kucarz e Uyara Torrente interagem com vídeo e música ao encenar um par em descompasso amoroso. Com pegada irônica, a dupla afinada quebra com qualquer possibilidade de romantismo piegas. Maureen Miranda escreve e dirige "Os 3 Espelhos".
Aqui o talentoso Rodrigo Ferrarini faz Samuel, um jovem em luto pela morte abrupta do pai, cujo processo de perda redefine a relação com a mãe (Marly Gott), num especular singelo, porém sólido.
No quesito dramaturgia inovadora, destaque absoluto para o diretor Alexandre França. Sua peça "Mínimo Contato" tem texto sagaz, em que os atores Michelle Pucci e Otavio Linhares trocam sutilmente os papéis de agressor e vítima, revelando que o tema da tortura nas relações sociais nasce de um lugar mais íntimo e primitivo.

MOSTRA NOVOS REPERTÓRIOS

AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Paulo José dirige texto-chave de Augusto Boal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.