São Paulo, segunda-feira, 07 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Virada tem recorde de público e lota centro

Organização estima 3,5 mi de pessoas; show do Racionais na Sé vira confusão

Atrações no centro atraem milhares durante toda a noite; prefeitura anuncia próxima Virada Cultural em 26 e 27/4 do ano que vem

Eduardo Kanpp/Folha Imagem
Trapezista se apresenta na av. São João


DA REPORTAGEM LOCAL

A terceira edição da Virada Cultural foi marcada pelo quebra-quebra que começou na Sé e se espalhou pelo centro de São Paulo, durante o show dos Racionais MC's, na madrugada de sábado para domingo.
Apesar da confusão, o evento bateu recorde de público. A prefeitura estima que 3,5 milhões de pessoas passaram pelas 350 atrações, em 80 pontos da cidade, durante as 24 horas.
A última Virada, em 20 e 21 de maio do ano passado, reuniu 1,5 milhão. O evento de 2006 ocorreu uma semana depois dos ataques do PCC. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou que a próxima Virada será nos dias 26 e 27/4 de 2008.
O evento começou às 18h, com o show de Alceu Valença na Sé. O público era eclético e moradores de rua se misturavam a jovens de classe média, fãs do artista e famílias.
No centro, o clima familiar se estendia à praça Dom José Gaspar, com recitais de piano; ao Vale do Anhangabaú, cujo palco recebeu companhias de dança; e à "gafieira" montada no cruzamento das ruas Aurora e Vieira de Carvalho.
O projeto de releituras de discos clássicos, no Municipal, foi bastante concorrido. O público chegou cedo e longas filas se formaram no entorno.
No Boulevard São João, as atrações eram direcionadas ao público mais jovem. Lá, cerca de 20 mil pessoas assistiram à apresentação do grupo Teatro Mágico, às 20h30 de sábado.
Erasmo Carlos se apresentou no mesmo local à 1h. "Esse tipo de evento confirma que a gente ainda tem a ousadia de imaginar coisas utópicas: a arte capaz de deter a violência", disse o Tremendão, horas antes da confusão na praça da Sé.
Com o passar da noite, o abuso de álcool pelo público era visível e surgiram casos isolados de brigas. Mas, até as 2h30 de domingo, o centro estava tranqüilo, com as ruas cheias e pessoas perambulando. Segundo a organização, as ocorrências foram relacionadas ao episódio do show dos Racionais.

Domingo
O dia ensolarado colaborou para a presença do público na Virada, ontem. O show de Zélia Duncan no boulevard São João terminou às 19h35 e reuniu 20 mil pessoas. O evento foi encerrado com uma queima de fotos.

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Opinião: Evento mostra vontade de retomar as ruas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.