São Paulo, quinta, 7 de maio de 1998

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15ª BIENAL DO LIVRO
Livros religiosos tentam 'arrebanhar' crianças

Eder Chidetto/Folha Imagem
Carlo André Carrenho, da United Press, editora quue vendeu 120 mil exemplares de "A Bíblia da Garotada" e planeja lançar a obra em CD-ROM



Editoras investem em títulos para o público infantil e lançam obras para os adeptos de todas as crenças


MIRNA FEITOZA
da Redação Depois do sucesso dos livros de auto-ajuda entre os adultos, as editoras descobriram um outro filão pronto a consumir produtos de caráter religioso e de valor moral -o público infantil. Essa tendência se reflete em alguns estandes da Bienal, com títulos que agradam a várias religiões, especialmente as evangélicas. O hit é a "Bíblia da Garotada" (United Press, ex-Cristã Unida, R$ 21,90). A obra já vendeu 120 mil exemplares e alavancou a produção da editora, que planeja lançar uma versão do livro em CD-ROM e uma bíblia teen ainda em 98. Após o lançamento de "A Bíblia da Garotada", em 96, outras bíblias para crianças evangélicas surgiram no mercado, como "Minha Primeira Bíblia de Estudo" (Terrengui, R$ 19) e "A Bíblia dos Pequeninos" (United Press, R$ 16,90), para crianças de até 5 anos. A Sociedade Bíblica do Brasil está com oito minilivros da coleção "Aventuras da Bíblia" (R$ 0,50 cada) e quer vender 40 mil exemplares infanto-juvenis na Bienal. É possível encontrar esses produtos também em CD-ROM. A Paulinas lançou "O Menino Jesus" (R$ 44), com a vida de Jesus até os 12 anos, e "Onde Estamos" (R$ 44), que fala sobre a criação do universo, atribuindo a autoria da obra à ação divina. As crianças espíritas dispõem de "O Pedacinho do Céu Azul" (Lúmen, R$ 9), psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, que tem mais três livros infantis espíritas a serem editados pela Petit. A editora de "O Pedacinho ..." quer esgotar a tiragem de 5.000 exemplares em três meses. Para agosto, planeja mais 10 mil cópias. Judeus e budistas também não ficaram de fora. Em dezembro de 97, saiu "Meu Amigo Lama - Meditação para Crianças", de Gabriela Brioschi (Big Byte, R$ 12); a Sêfer lançou "Os Heróis da Bíblia - Moisés" (R$ 12) e "Shimshon" (R$ 15), com as tradições judaicas. A divisão de vídeo independente da Abril entrou nesse filão com a coleção "As Mais Belas Histórias da Bíblia para Crianças". São kits com um vídeo e um fascículo sobre histórias da bíblia, vendidos a R$ 9,90. A primeira edição, lançada em novembro de 97, vendeu 150 mil exemplares.

Mercado em expansão
A demanda por livros religiosos, principalmente entre os evangélicos, e a falta desse tipo de produto para crianças estão entre os motivos que levaram as editoras a investir nesses lançamentos.
"Pesquisas mostraram que o mercado é muito carente de produtos religiosos", diz Sonia Barrera, gerente do produto lançado pela Abril. Segundo ela, a pesquisa considerou que há 16 milhões de evangélicos no Brasil, e parte deles poderia se interessar por esses kits.
Para lançar seus produtos, a United Press trabalha com um número maior. Segundo o gerente editorial Carlo André Carrenho, são 30 milhões de evangélicos, dos quais 8 milhões estão aptos a consumir esses produtos.
Outro motivo que levou as editoras a esses lançamentos foi a explosão dos livros de auto-ajuda.
"Neste fim de século, há uma grande busca pelo sentido religioso. É uma busca pelo sentido da vida", avalia a irmã Élide Pulita, responsável pelos CD-ROMs lançados pela Paulinas.
Se o assunto é pesado para tratar com o público infantil, uma autora tem uma resposta: "As crianças estão prontas para receber esse tipo de conteúdo. Se os adultos compram livros de auto-ajuda, por que não as crianças?", questiona a budista Gabriela Brioschi.



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