São Paulo, segunda-feira, 07 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MV Bill tenta fugir de som "baixo-astral" em novo CD

Rapper lança "Causa e Efeito" e planeja disco com músicas de Caetano Veloso

Mesmo com letras críticas, Bill agora busca maior equilíbrio e diz que "música é entretenimento"

MARCOS GRINSPUM FERRAZ
DE SÃO PAULO

Injustiça social, preconceito racial, violência policial. Alguns dos temas tratados em "Causa e Efeito", quarto disco de MV Bill, podem soar repetitivos para quem acompanha a carreira do rapper.
Mas não é à toa, segundo ele, pois acredita que, quanto a várias dessas questões, pouca coisa mudou no país.
"Eu vejo os assuntos das minhas letras como páginas de livros. Algumas a gente tem que revisitar sempre, não podem ser viradas porque trazem questões ainda não resolvidas", diz Bill, 36.
Mas sua busca agora, 12 anos após o primeiro CD, é por um equilíbrio maior, com letras que possam falar da realidade sem se esquecer de que a música é o veículo. "E música é entretenimento."
Nessa linha, o rapper revela que seu quinto disco, já em fase de produção, será feito inteiramente em cima de canções de Caetano Veloso.
"Ele foi um dos primeiros caras a entender que o que o hip-hop faz [ao usar bases já existentes] não é plagiar, mas sim uma forma de homenagear", diz Bill.
Carioca da Cidade de Deus, onde vive até hoje, Bill avalia que o rap teve, nas últimas décadas, um momento de revelar para a sociedade a vida nas favelas e periferias, inclusive o mundo do crime.
Mas "as letras às vezes caíram na pura denúncia, sem propor saídas", diz. E continua: "Acho que a galera também se encheu um pouco de música baixo-astral".
No novo CD, destaca-se a participação da rapper Kmilla CDD, irmã de Bill, dando força a temáticas femininas raras no rap. Ela canta em quatro faixas (uma sozinha).
"O hip-hop tem tido postura muito machista ao longo dos anos. Ele fala de várias coisas importantes, mas escorrega quando toca nas questões de gênero", diz Bill.


Texto Anterior: Lançamento: Escritor Xico Sá autografa livro hoje
Próximo Texto: Crítica/Rap: Entre vários estilos, artista mantém os pés na periferia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.