UOL


São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Poesia dos heróis autodestrutivos

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Duplas de criminosos dão com frequência grandes filmes. Bonnie e Clyde, Bertha Boxcar e Bill Shelley, ou ainda Martha Beck e Ray Fernandez, "os assassinos da lua-de-mel".
El Nene e Angel, de "Plata Quemada" (Telecine Premium, 21h30) é a primeira dupla homossexual de criminosos (ao menos declarada) de que me lembre, e não passa vergonha diante desses casais memoráveis.
Segundo consta, são dois personagens reais que inspiraram, primeiro, o escritor Ricardo Piglia e depois o diretor Marcelo Piñeyro. Possuem o ardor e a poesia dos heróis autodestrutivos.
São bem argentinos no desespero e mais ainda se pensarmos que o filme, de 2000, tem tudo a ver com a agonia neoliberal da Argentina. Mas também com essa finesse da literatura e, agora, do cinema desse país.

FILMES

Loucademia de Esqui
Record, 14h.
(Snowboard Academy). EUA, 96, 89 min. Direção: John Shepphird. Com Brigitte Nielsen, Corey Haim. Dois jovens promovem torneio, para salvar a estância de esqui do pai, que está a perigo. Têm de enfrentar a resistência da madrasta, que tem seus próprios e malvados planos. Comédia de baixo orçamento.

Tom & Jerry - O Filme
SBT, 15h15.
(Tom & Jerry - The Movie). EUA, 92, 84 min. Direção: Phil Roman. Desenho animado com a célebre dupla. Aqui, o gato Tom e o rato Jerry têm de desocupar a casa onde desenvolveram sua histórica inimizade. Longa que, quando lançado em cinemas, decepcionou (em boa parte porque as velhas técnicas de animação, hoje abandonadas, continuam imbatíveis).

O Gênio do Videogame
Globo, 15h40.
(The Wizard). EUA, 89. Direção: Todd Holland. Com Fred Savage, Luke Edwards. Jovem que sofre bastante (com a separação dos pais, com a morte da irmã) foge de casa em companhia do irmão, com destino à Costa Oeste dos EUA, onde se realizará campeonato de videogame, matéria em que o jovem em questão é craque.

Sherazade - 1001 Noites
Record, 20h50.
(Sherazade - 1001 Nuits). França, 90, 94 min. Direção: Phillipe de Broca. Com Catherine Zeta-Jones, Gérard Jugnot. Fugindo do vizir de Bagdá, Sherazade (Zeta-Jones) topa com uma lâmpada e, ao acendê-la, liberta Jimmy Genious, que lá estava aprisionado. Juntos, eles vão à aventura. Zeta-Jones como Sherazade não deixa de ser um achado.

As Panteras
Globo, 22h.
(Charlie's Angels). EUA, 2000, 98 min. Direção: McG. Com Cameron Diaz, Drew Barrymore, Lucy Liu. As três moças acima tentam reeditar o sucesso da série de TV dos anos 70 e, ao mesmo tempo, resolver um caso de sequestro. Talvez o excesso de tecnologia próprio dos blockbusters tome a frente das personagens, mas o resultado é um tanto pálido. Inédito.

Intercine
Globo, 1h50.
"Frenesi" (72, de Alfred Hitchcock, com Jon Finch, Barry Foster) e "O Entardecer de uma Estrela" (96, de Robert Harling, com Shirley MacLaine, Bill Paxton) são as propostas para abrir a semana. Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (de segunda a sexta).

Pânico em Alto-Mar
Globo, 4h10.
(Adrift). EUA, 92, 92 min. Direção: Christian Duguay. Com Kate Jackson, Kenneth Welsh. Casal em viagem num barco resgata do mar duas pessoas, vítimas de naufrágio. Vai ver, os dois (os recolhidos) não são bem aquilo se pensa, mas um par de psicopatas. Suspense de interesse restrito. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Band muda programa por 450 anos de SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.