São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernanda Abreu abraça fórmula da MTV

Aos 16 anos de carreira solo, a carioca revisa seus sucessos na primeira dobradinha CD/DVD ao vivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Fernanda Abreu entende de show. Quem já viu uma apresentação da garota sangue bom -ou "senhora sangue bom", como ela, rumo aos 45 anos, se define- sabe que a carioca se realiza em cima do palco, com espetáculos bem produzidos e coreografados. É de admirar, portanto, que só agora, já com 16 anos de carreira solo, ela tenha gravado a dobradinha CD/DVD "MTV ao Vivo", quando a série já perdeu qualquer traço de originalidade e virou mero recurso fácil de carreiras sem novidade.
"Acho que o convite da MTV veio a calhar, porque não tenho DVD e nunca tive um registro ao vivo e, se dependesse de mim, eu nunca ia fazer, porque só gosto de gravar disco de estúdio", diz Abreu, que foi abordada durante a turnê de seu último disco, "Na Paz" (2004), mas preferiu fazer um show completamente novo.
"Achei que tinha de ter outras músicas, fazer uma passagem da minha carreira musical. Montei um roteiro muito afetivo, indo desde "A Noite", minha primeira música a tocar no rádio, até o "Bloco Funk", que eu coloquei no fim, um ritmo com o qual eu tenho uma longa relação", explica a cantora.

Black music
A base do CD e do DVD é a mesma da carreira de Fernanda Abreu, a música negra. Do samba ao miami bass -cujo maior ícone, o DJ Marlboro, participa da gravação-, passando pelo soul e pelo funk das antigas (Gerson King Combo, Banda Black Rio, Tony Tornado etc.), o show gravado no teatro Carlos Gomes, no centro do Rio, é uma aula de black music.
"Sempre fui muito relacionada à música negra, o primeiro disco que eu comprei foi do James Brown. As coisas foram acontecendo na minha vida em função desse tipo de som."
Seu repertório também tem espaço para as baladas -"Você pra Mim", "Dance Dance" e uma versão lenta do hit "A Dois Passos do Paraíso", da Blitz- e para a dance pop que a cantora faz como ninguém, em sucessos como "Kátia Flávia", "Rio 40 Graus" e "Veneno da Lata".
No DVD, além das 16 faixas do CD, há uma vinheta e três músicas extras: a ótima "Um Amor, um Lugar", de e com Herbert Vianna, o clássico samba-enredo "Aquarela Brasileira", de Silas de Oliveira, e "Tudo Vale a Pena" (de Pedro Luís), cantada com Mart'nália.
Embarcando na já velha canoa do "MTV ao Vivo", Fernanda Abreu não faz feio com sua verve animada e seu repertório diversificado e dançante. Mas, sem dúvida, melhor do que ouvir ou assistir a esse show em casa será vê-lo ao vivo. (MAC)

MTV AO VIVO - FERNANDA ABREU    

Gravadora: Universal
Quanto: R$ 30 (CD) e R$ 60 (DVD)


Texto Anterior: Por que ouvir
Próximo Texto: Crítica/"Herencia": Drama argentino vê as trocas entre imigrantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.