São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA JAZZ

DVD revela o derradeiro Chet Baker

Apesar da voz pesada, seu sopro de trompete mantinha a classe em 1985

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sentado em um sofá, pernas cruzadas, o copo de cerveja na mesa ao lado, Chet Baker (1929-1988) conduz a íntima sessão. Nada de aplausos ou agradecimentos. Os músicos estão sozinhos e apenas tocam, como se estivessem na sala de casa.
Captado na biblioteca da gravadora Sonet, em junho de 1985, na Suécia, o encontro que agora ganha versão em DVD mostra o mítico trompetista e cantor cerca de três anos antes de sua trágica morte -caiu da janela de um hotel, em Amsterdã.
Microfone na mão, Baker inicia a apresentação com "Candy" e não deixa dúvidas: era, naquele momento, uma figura bastante distante do que havia sido nas décadas de 50 e 60, quando sustentava a imagem de elegante e sedutor.
Sua voz já não carregava a antiga doçura, estava suja, pesada. O músico parece saber disso, tanto que evita voltar a cantar nas outras faixas -oito no total- que compõem o disco.
Ao menos, ao trompete, Baker consegue manter a classe do passado, como revelam os momentos mais sutis e melancólicos do DVD, especialmente nas interpretações de "Bye, Bye Blackbird" e "Sad Walk".
A vida de excessos, de longa batalha contra as drogas, não abateram seu sopro, marcado pela economia de notas e o antivirtuosismo.
A seu lado, o pianista francês Michel Graillier e o baixista belga Jean-Louis Rassinfosse, parceiros constantes do período, ajudam a intensificar o clima de descontração e intimidade.
Para o último tema, "My Romance", é chamado Red Mitchell, que assume o piano. Baker sai do sofá e se acomoda a seu lado, o trompete apoiado no ombro.
Depois de apenas observar, por mais de dois minutos, o dedilhado de Mitchell, Baker esboça um sorriso e mostra que ainda podia tocar tão profunda e serenamente como antes, como se os percalços de sua biografia pouco importassem.


DVD "CANDY"

ARTISTA Chet Baker
GRAVADORA Biscoito Fino
QUANTO R$ 45,90, em média
AVALIAÇÃO bom



Texto Anterior: Conexão POP - Thiago Ney: A vez de Kathryn Williams
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.