São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Jonathan e o Urso
Bandeirantes, 13h30.
(Jonathan of the Bears). Itália/ Rússia, 1994, 90 min. Direção: Enzo G. Castellari. Com Franco Nero, Floyd Wasterman, David Hess. Após a morte dos pais, o menino Jonathan é adotado por um chefe índio. Depois de muito penar (por conta do ciúme do verdadeiro filho do chefe), o garoto corre o mundo e só volta para reencontrar o pai adotivo quando este está no leito de morte. Depois disso, decide que é chegada a hora de vingar seus verdadeiros pais. Faroeste.

Ricas e Gloriosas
SBT, 14h.
(B.A.P.S.). EUA, 1997, 91 min. Direção: Robert Townsend. Com Halle Berry, Martin Landau, Ian Richardson, Natalie Desslie. Garçonetes e cheias dessa vida, Berry e Desslie vão a Los Angeles, onde se candidatam a estrelas de um videoclipe. A empreitada não dá certo, mas recebem uma proposta para entreter um milionário (Landau) que está à morte. Elas topam, mas logo descobrem que ali existe mutreta contra o homem (ao qual, no mais, se afeiçoam). Comédia que nos EUA uniu crítica e público: todos contra.

Rápida e Mortal
Bandeirantes, 21h55.
(The Quick and the Dead). EUA, 1995, 107 min. Direção: Sam Raimi. Com Sharon Stone, Gene Hackman, Russell Crowe, Leonardo DiCaprio. História sem grandes lances: mulher (Stone) entra em torneio de duelos organizado pelo vilão Herod (Hackman) na cidade de Redemption. Ali, no meio dos maiores pistoleiros do Oeste, ela trama sua vingança, contra o próprio Herod. O lance é levar Sharon Stone ao Oeste, na qualidade de pistoleira. Ela se sai bem. No mais, Sam Raimi faz estilo.

Escola
Cultura, 22h30.
Japão, 1993, 128 min. Direção: Yoji Yamada. Com Toshiyuki Nishida, Keiko Takeshita, Kiniei Tanaka. A trama gira em torno de dedicado professor de uma escola noturna em Tóquio e do aluno Kuori. A notícia da morte de um colega de Kuori, sua repercussão sobre os colegas e a discussão em torno de sua trajetória de aluno com vida muito difícil são assuntos centrais do roteiro. Prodígio da TV Cultura: exibir cineasta importantíssimo da nouvelle vague japonesa, só conhecido em círculos restritos e, mais, com um filme relativamente novo. Obrigatório.

Intercine
Globo, 2h05.
Para quinta, a emissora pede aos espectadores que escolham seu favorito entre "Maverick" (1994, de Richard Donner, com Mel Gibson, Jodie Foster, James Garner) e "Segredos do Coração" (1994, de Glenn Gordon, com Warren Beatty, Annette Bening, Katharine Hepburn).

Cômicos e Cônicos
Globo, 4h10.
(Coneheads). EUA, 1993, 88 min. Direção: Steve Barron. Com Dan Aykroyd, Robert Knott, Jonathan Penner. Casal de extraterrestres com a cabeça em forma de cone vem à Terra a fim de conquistar novos territórios para sua civilização. Para tanto têm de fingir que são terráqueos e viver segundo os moldes do "american way of life". Desse estranhamento o filme procurará extrair seu humor.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Rossen coleciona percalços

Se há uma coisa que decepciona nos canais das "majors" (Warner, Metro etc.) é descobrir que não têm nada, ou quase, produzido pelos seus estúdios. Seus acervos foram repassados à Turner, do canal TNT, entre outros. Mas o Turner Classics, canal que deveria passar esses filmes, nunca chega ao Brasil.
Por isso é de levantar as mãos aos céus quando o Fox exibe o grande "Desafio à Corrupção" (14h), de Robert Rossen (1961).
A trajetória de um jogador de sinuca representa o ponto máximo desse diretor que precisou se reerguer da sujeira da "caça às bruxas". Acompanhamos a trajetória de Eddie Felson, esse perdedor, com mais paixão quando sabemos que a de Rossen não teve menores, nem menos sórdidos, percalços. (IA)

ETNOLOGIA
Programa enfoca o caráter da população brasileira

Para quem não viu a estréia, em 22 de abril, o Discovery dá hoje, às 22h, uma nova chance para conhecer o documentário "Os Brasileiros", que viaja por São Paulo, Rio de Janeiro, passa pelo sertão nordestino e pela Amazônia, mostrando a formação étnica do Brasil.

ARQUITETURA
Oscar Niemeyer é tema de documentário

O documentário "Oscar Niemeyer: o Arquiteto do Século" vai ao ar hoje, às 21h, no canal People + Arts. Além de entrevista com o criador de Brasília, a atração traz depoimentos de amigos, como Ferreira Gullar, Chico Buarque e o presidente Fernando Henrique Cardoso.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Abre as asas sobre nós
Próximo Texto: José Simão: O quê? Essa não! O Luxemburro é um gato!?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.