UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVELA

Miguel Varoni, astro de "Pedro, o Escamoso", já foi protagonista de trama que autor brasileiro escreveu para a Colômbia

Galã "escamoso" de Manoel Carlos vira estrela nos EUA

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem ainda não conhece a figura da foto abaixo, aí vai: trata-se do ator Miguel Varoni, 38, um dos homens mais famosos da Colômbia e o novo queridinho dos hispânicos dos Estados Unidos.
Ele curte agora uma verdadeira vida de "popstar", conquistada graças à interpretação do protagonista de "Pedro, o Escamoso". Produzida em Bogotá, a novela virou um fenômeno de audiência na Colômbia, foi prolongada a pedido do governo e se deu bem em outros 18 países, incluindo Portugal e EUA -no Brasil, é exibida pela Rede TV!.
E no currículo de Varoni já tem até novela de Manoel Carlos, autor de "Mulheres Apaixonadas", da Globo. Ele interpretou o galã protagonista de "Círculo", uma das três tramas escritas para a Colômbia pelo autor brasileiro, antes de ele virar uma grife da TV.
Exibida em 1987, a história colombiana de Maneco já trazia os traços característicos das que ele faria para o horário nobre no Brasil: "Eram várias famílias, muitos núcleos, todos relacionados, como num círculo", explica Varoni.
À época, Manoel Carlos usou e abusou de uma lista telefônica de Bogotá, em que se inspirou para batizar os personagens. O catálogo também trazia um mapa com as ruas da cidade, servindo de base para o autor criar uma espécie de "Leblon colombiano" -uma das marcas de seu estilo é todo mundo morar perto, muitos no mesmo prédio, e se encontrar no elevador, na rua, no restaurante.
Como nas novelas brasileiras, na trama da Colômbia o elenco também fazia comentários sobre fatos da realidade. Para isso, Maneco lia jornais do país, enviados por correio pelos produtores.
Miguel Varoni fez o papel de um garoto de família rica e tradicional. Espécie de Cláudio (Erik Marmo) de "Mulheres Apaixonadas", o personagem colombiano tinha um espírito aventureiro, vivia pilotando uma moto e tentando conquistar a mulher amada.

O que é escamoso?
No Brasil, "Pedro, o Escamoso" está no segundo mês e ainda não é o sucesso dos outros países para os quais foi vendida. Com média de dois pontos no Ibope (97 mil domicílios na Grande SP), não atingiu o patamar da antecessora, a também colombiana "Betty, a Feia". Chegará lá, na avaliação do canal, já que ficará no ar por mais de um ano ("Betty" estourou no quarto mês e deu até 7 de média).
Para tentar alavancar a audiência, o "escamoso" esteve em São Paulo, na semana passada. Simpático, enfrentou uma maratona de entrevistas e micos em programas da Rede TV!: fez desde ginástica no "Bom Dia, Mulher" até aula de samba no "Superpop". Em todos, dançou o "pirulino", famosa "coreografia" em que Pedro rebola, segurando uma orelha com a mão e virando a cabeça de um lado para o outro, freneticamente.
Também aproveitou para explicar o que significa a gíria "escamoso": um convencido, encrenqueiro, sem noção, metido a conquistador. Algo como um Eri Johnson nas novelas de Glória Perez que sonha em ser José Mayer nas de Manoel Carlos...



Texto Anterior: Saia justa
Próximo Texto: Uribe quis esticar novela
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.