São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laudo da perícia do Cultura deve sair nesta semana

DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto de Criminalística (IC) da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo promete para o início desta semana a divulgação do laudo da perícia técnica do incêndio que atingiu o Teatro Cultura Artística na madrugada do dia 17 de agosto. Segundo Henrique Honda, diretor do núcleo de engenharia do IC, duas pessoas fizeram o trabalho de campo, iniciado já no dia 17/8. Ele não soube precisar quantas pessoas estão encarregadas do relatório, que ainda está sendo elaborado.
No dia 18/8, a Polícia Civil e a Polícia Técnico-Científica informaram à Folha que não havia indícios de que o incêndio tivesse sido causado intencionalmente. Também foi descartada a hipótese de que a queda de um balão sobre o telhado tivesse provocado o desastre. Os dois órgãos informaram que o fogo começou dentro da sala principal (Esther Mesquita, com 1.156 lugares) e que o telhado caiu depois. Ainda resta a hipótese de curto-circuito. Honda diz que nem ele nem os relatores podem adiantar conclusões sobre o incêndio.

Seguro
O seguro do Cultura Artística não cobre os custos de reconstrução do prédio. Estimada em cerca de R$ 5 milhões, a apólice do prédio havia sido reavaliada no ano passado.
Gérald Perret, superintendente da Sociedade Cultura Artística, mantenedora do teatro, não sabe avaliar quanto custará a reconstrução.
O Cultura Artística foi inaugurado em 1950, com Camargo Guarnieri (1907-1993) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959) regendo suas composições. Seu palco recebeu outros grandes nomes nacionais, como o ator Paulo Autran, cuja última peça, "O Avarento", foi montada ali. Estrelas internacionais, como a cantora Josephine Baker e o mímico Marcel Marceau, também estiveram lá.


Texto Anterior: Estamos resolvendo os problemas, dizem salas
Próximo Texto: Realizadores criticam acúmulo de peças em salas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.