São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Festival de Veneza resgata a carreira de Mickey Rourke

IVAN FINOTTI
ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

Os americanos Mickey Rourke e Darren Aronofsky foram os grandes vencedores do Festival de Veneza, o mais antigo do mundo e o terceiro mais importante da Europa, depois de Cannes e Berlim.
Aronofsky porque saiu ontem com o Leão de Ouro debaixo do braço por "The Wrestler" (O lutador). Mickey Rourke porque estrelou o filme vencedor e, mais do que isso, ressuscitou a carreira com uma interpretação emocionante.
Ao anunciar o Leão de Ouro, o presidente do júri, Win Wenders, comentou o excelente trabalho de Rourke, que subiu ao palco com o diretor para agradecimentos.
Nenhum brasileiro ganhou prêmios na cerimônia. O Brasil concorria com duas co-produções filmadas no país: "Birdwatchers" (Brasil/Itália) e "Plastic City" (Brasil/China/Japão). "Birdwatchers" recebeu prêmio paralelo da Unesco.
O Leão de Prata, para o melhor diretor, ficou com o russo Aleksei German Jr. ("Paper Soldier"). O Prêmio Especial do Júri foi para o etíope "Teza", de Haile Gerima, que ganhou também melhor roteiro. O melhor ator foi o italiano Silvio Orlando ("Il Papá de Giovanna"); a melhor atriz, a francesa Dominique Blanc ( "L'Autre").


Texto Anterior: Coleção Folha retrata João Donato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.