São Paulo, sexta-feira, 07 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Da inteligência ao quase nada

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não é tão grande assim a distância entre a história de "Asas do Desejo", de Wim Wenders, e sua versão americana, "Cidade dos Anjos" (Universal, 16h). O que muda, essencialmente, é que o primeiro é uma obra de inteligência, de tentativa de compreensão da Alemanha dividida (em 1987, antes da unificação), do homem, seus desejos, sua dificuldade de encontrar-se.
E o segundo não é nada, ou melhor, é um desafio sem fim para o pobre Nicolas Cage, forçado a fazer aqui o papel de um anjo apaixonado por Meg Ryan e a quem apenas sua amada consegue ver.
Fulano de Tal, diretor do filme (há quem prefira Brad Silberling), faz com que esse amor de anjo e humana se reduza à xaropada entre um anjo de cara triste e uma garota impaciente que se julga desprezada. Pena.

TV ABERTA

Falcão, o Campeão dos Campeões
Globo, 15h35.
(Over the Top). EUA, 1987, 94 min. Direção: Menahem Golan. Com Sylvester Stallone, Susan Blakely, Robert Loggia, David Mendehall, Rick Zumwalk. Não há como desculpar Stallone, o co-roteirista do filme, aqui como o caminhoneiro musculoso que, para conquistar o respeito do filho, acaba se envolvendo num campeonato de braço-de-ferro. E braço pra cá, braço pra lá, ninguém agüenta.

Jimmy Neutron - O Menino Gênio
SBT, 22h30.
(Jimmy Neutron - Boy Genius). EUA, 2001, 83 min. Direção: John A. Davis. Nesta animação, Jimmy Neutron é uma espécie de Professor Pardal atualizado e em estágio mais infantil, mas não menos genial. Sua aventura acontece quando descobre que seus pais foram raptados por alienígenas, o que exige um trabalho extra do gênio. Infantil. Inédito.

O Substituto
Record, 22h30.
(The Alternate). EUA,1999, 95 min. Direção: Sam Firstenberg. Com Eric Roberts, Bryan Genesse, Ice-T, Robert Madrid. Presidente dos Estados Unidos com prestígio em baixa arma o próprio seqüestro para levantar seu ibope. Problema: entre os agentes secretos que o prendem, um é um terrorista verdadeiro. O argumento é mais oportuno do que pode parecer à primeira vista, mas, com a falta de sutileza de Firstenberg, não tem como dar certo.

Intercine
Globo, 2h.
Fecha a sessão dita interativa, nesta semana, o vencedor da disputa entre os filmes: "Lua Negra" (1996, de Eric Red, com Mariel Hemingway, Michael Paré, Mason Gamble, Hrothgar Mathews) e "A Musa" (1990, de Albert Brooks, com Albert Brooks, Sharon Stone, Andie MacDowell).

Agente Duplo
SBT, 4h15.
(Double Agent). EUA, 1987, 94 min. Direção: Mike Vejar. Com Michael McKean, John Putch, Christopher Burton. Governo norte-americano convence o pacato McKean a participar de perigosa missão de espionagem. Motivo: ele é irmão de um espião que adoeceu. McKean topa, mas terá driblar não só os problemas específicos de sua nova atividade, como a família, que não deve saber de nada. Exibição somente para São Paulo.

Rebelião em Milagro
Globo, 3h40.
(The Milagro Beanfield War). EUA, 1988, 114 min. Direção: Robert Redford. Com Rubén Blades, Sônia Braga, Melanie Griffith, James Gammon, Carlos Riquelme. Pequeno fazendeiro resolve enfrentar companhia disposta a expulsar todos os produtores de Milagro para instalar ali um grande empreendimento. Um tema na tradição liberal, como costuma ser o cinema de Redford. Muito mais simpático do que forte. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Maluf compra um fecha corpus!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.