São Paulo, quarta, 7 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação se passa no submundo

especial para a Folha, em Londres

Longe do "cool" oeste, o East End londrino é a área mais tradicional da criminalidade na cidade. Toda a ação de "Lock, Stock & Two Smoking Barrels" foi filmada no bairro e usa a gíria local, uma derivação moderna do "cockney".
Embora hoje rivalizem com caribenhos que moram no bairro de Brixton, no sul de Londres, as gangues inglesas do East End sempre foram notórias por obedeceram às "leis internacionais" do crime organizado.
A principal atividade das máfias londrinas é a manutenção do tráfico de drogas, sobretudo de heroína e maconha/haxixe. Jogo, extorsão, contrabando e pornografia também fazem parte dos negócios do submundo londrino.
No cinema, a máfia de Londres aparece em filmes como "Perfomance", de Nicholas Roeg, do final dos anos 60, "Get Carter", com Michael Caine, nos anos 70, e "The Krays", no final da década de 80. A mais famosa produção do gênero feita no país é "The Long Good Friday", dirigido por John McKenzie em 1982. Nela, Bob Hoskins é um mafioso do East End que vira alvo do IRA. (DB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.