São Paulo, quarta, 7 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Trainspotting' é referência

especial para a Folha, em Londres

A primeira comparação feita a "Lock, Stock & Two Smoking Barrels" foi, obviamente, a "Trainspotting" (1996).
O cartaz do filme inclusive cita a comparação. O diretor Guy Ritchie, 29, formado na escola prática da direção de videoclipes, abusa de cortes inesperados, cenas em "slow-motion" e efeitos visuais, como fez Danny Boyle em "Trainspotting", combinados com uma trilha que usa de Stooges a Stone Roses, James Brown a Money Mark.
Várias cenas realmente formam clipes que poderiam ser exibidos separadamente, como a reação de Eddy após perder o jogo, ao som de "I Wanna Be Your Dog", dos Stooges; "Police and Thieves", com o jamaicano Junior Murvin, para acompanhar a primeira cena com os mauricinhos que plantam maconha; ou a sequência inicial, com "Hundred Mile High City", do Ocean Colour Scene.
Ritchie optou pelo uso do tons escuros, sobretudo preto e marrom, nos cenários e roupas dos personagens. A ausência de cores fica ainda mais rica quando misturada a sacadas como mostrar em duas ocasiões a reação de um personagem focalizando seus olhos com as pupilas se dilatando.
Apesar das qualidades óbvias do filme e de seu apelo para o público jovem, os censores britânicos o proibiram para menores de 18 anos, alegando excesso de violência. (DB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.