São Paulo, segunda-feira, 07 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV

Comunidade homossexual protesta contra a Globo por causa da não-exibição do beijo gay no último capítulo de "América"

Gays iniciam campanha contra "Belíssima"

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Em protesto contra o fato de "América" não ter exibido o prometido beijo gay no último capítulo, na sexta-feira, grupos da comunidade homossexual preparam uma campanha via internet de boicote à novela "Belíssima", que estréia hoje na Globo.
A intenção é prejudicar a audiência da emissora, que, de acordo com a autora Glória Perez, foi a responsável pelo corte da cena. Ela havia declarado publicamente que o beijo iria ao ar.
"Não é nada contra Sílvio de Abreu [autor da trama], mas contra a Globo. Queremos prejudicar a emissora por ter agido com preconceito", afirma Márcio Caetano, diretor do grupo Arco-Íris, organizador da Parada do Orgulho GLBT do Rio de Janeiro.
O plano dos militantes inclui também uma tentativa de fazer com que os gays deixem de comprar os produtos anunciados nos intervalos da novela e em merchandisings inseridos na trama.
A reação à não-exibição do beijo em "América" deverá incluir também um "beijaço", em Brasília, durante o Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Transgêneros, que acontece de amanhã a sexta. É cogitada ainda uma manifestação em frente à sede da Globo, no Rio.
Glória Perez afirmou sábado à Folha que a cena havia sido escrita por ela e gravada e que o corte foi feito pela "alta direção" da Globo. Ela disse que teve de insistir para que pelo menos uma parte da cena (a aproximação entre Júnior/Bruno Gagliasso e Zeca/Erom Cordeiro) fosse ao ar.
Glória também colocou uma mensagem em sua página do site de relacionamentos Orkut desmentindo a emissora e se dizendo "frustrada" com a decisão da casa.
Luís Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, nega o corte. "Não houve cena cortada. No capítulo que foi entregue, não tinha essa gravação", disse o diretor anteontem.
No último capítulo, a reconciliação entre Islene (Paula Burlamaqui) e Feitosa (Aílton Graça) teve beijo "caliente", que mostrou a língua. E o cantor Daniel, em participação especial, terminou no quarto com três "breteiras".

Texto Anterior: O sucesso do cangaceiro
Próximo Texto: Nelson Ascher: A Intifada européia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.