São Paulo, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafo revela medicina humanizada

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A medicina vista não pelo viés da denúncia, de erros médicos ou descaso traduzidos em filas de espera e macas nos corredores hospitalares, mas sim pelo seu lado mais humanizado, da busca da cura pelo cuidado e carinho com o paciente.
Esse é o mote do livro "Cuidar", que o fotógrafo André François, 40, lança amanhã na Fnac Pinheiros, em São Paulo.
Para chegar nas 110 fotografias do livro (R$ 117, 248 págs.), François realizou mais de 25 mil imagens ao longo deste ano, percorrendo de grandes a pequenos hospitais nas principais capitais brasileiras, além de locais de difícil acesso, onde encontrou equipes médicas que, de barco, atendem comunidades à beira do rio Papuri, na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), por exemplo.
Todo realizado em preto-e-branco, o livro dosa de forma equilibrada cenas de impacto, nas quais se revelam dramas e dores com cenas de extrema ternura na luta pela vida. "Não existe doença, existem doentes", lembra Moacyr Scliar em "Cuidar". Com a quase falência da fotorreportagem nos periódicos nacionais, a publicação de fotodocumentários em livro começa a se expandir. (EC)

CUIDAR
Lançamento:
amanhã, às 19h
Onde: Fnac Pinheiros (pça. dos Omaguás, 34, SP, tel. 0/xx/11/4501-3000)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Música: Marina Lima se apresenta no Baretto
Próximo Texto: The Cult retorna "clássico" ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.