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CRÍTICA
Mais romance, menos fé
SYLVIA COLOMBO
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA
Difícil não associar de imediato esta adaptação livre de
"O Crime do Padre Amaro" para
o cinema a um novelão.
Temos um mundo dominado
pela cobiça, a pequena Los Reyes,
no México de hoje -que substitui a provinciana Leiria do século
19, do romance original de Eça de
Queiroz. O local é dominado pelo
tráfico de drogas e a ganância corrói todas as instâncias do poder, a
igreja, a imprensa, os políticos.
Há uma mocinha, Amélia, bela
e religiosa. E um mocinho, Amaro, um padre idealista que se escandaliza ao ver os abusos cometidos pela igreja em nome da fé.
Fosse um dramalhão televisivo,
o padre se apaixonaria pela moça,
denunciaria os padres corruptos,
enfrentaria a sociedade conservadora e o amor triunfaria. E é o que
se vislumbra no princípio.
Porém o que se anuncia como
um melodramático romance de
tom maniqueísta se desconstrói.
A idéia central da obra de Eça,
afortunadamente, se mantém:
Amaro vai se transformando em
um homem tão cínico e leviano
quanto o clero a quem o livro atacava tão violentamente.
O Amaro mexicano é, porém,
mais ambicioso que o original
-cuja fraqueza residia em sua ingenuidade e em sua indiferença
pela fé. Aqui, ele quer ascender na
hierarquia, nem que para isso tenha que sacrificar a amante.
Para expor a hipocrisia do clero
mexicano, Carrera ensaia fazer
com que Amaro se aprofunde em
sua busca espiritual. A chance
surge quando ele se vê defronte de
padre Natalio, um cura ligado à
Teologia da Libertação que tem ligações com guerrilheiros que enfrentam os senhores da droga. O
filme, porém, falha ao não precisar o quanto as convicções de
Amaro são abaladas por isso.
Se o romance entre Amaro e
Amélia desenvolve-se como uma
novela televisiva, é o embate do
padre consigo próprio, ao ver-se
entre exemplos da igreja corrupta
(o opulento padre Benito) e o da
religião como transformadora
política (o revolucionário Natalio) que poderia conferir ao filme
alguma consistência. Carrera oferece os elementos a seu personagem, mas mostra-se incapaz de
fazê-lo dialogar com eles.
O Crime do Padre Amaro
El Crimen del Padre Amaro
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