São Paulo, domingo, 08 de janeiro de 2006

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FILMES

TV PAGA


A imagem só existe como mistério em "Elefante"

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dia desses, deixei com minha família o DVD de "Elefante" (hoje, às 17h45, no Cinemax). Até engrenaram bem naquela câmera que segue os vários personagens em longuíssimas seqüências sem corte, mas uma reclamação logo veio à tona: o filme não diz por que os dois rapazes cometeram aquela barbárie na escola.
Uma espinafrada um tanto recorrente nos últimos três filmes do diretor Gus van Sant, que sugerem certos temas de apelo "forte" para, no final das contas, contrariar a vontade da média, não desenvolvendo nenhuma história, não explicando nada.
Assim, temos os rapazes que caminham a esmo pelo deserto no filme "Gerry" (2002) por motivo que jamais descobriremos. A idéia seria apenas levar os personagens a uma paisagem clássica do cinema norte-americano, a dos faroestes, onde tantos dramas se desenrolaram, e fazê-los existir simplesmente como imagens na tela.
Em "Last Days" (2005), inspirado nos últimos dias do vocalista da banda Nirvana, Kurt Cobain, os fãs reclamaram contra o mistério sobre os motivos do suicídio do roqueiro, e a única ponte estabelecida entre filme e público era a música. De resto, Cobain e seus colegas, numa casa de campo, ficam a grunhir, transar, urinar. Quase um filme sobre uma civilização perdida, num registro que mistura o cinema-verdade de Jean Rouch com os documentários de Robert J. Flaherty que mostravam, nos anos 20, povoados exóticos.
"Elefante" (2003) retorna a um cinema mais arcaico: o dos irmãos Lumière, que apenas registrava sem dramaturgia as coisas do mundo, como um trem chegando à estação. Caminho este tomado por Van Sant para assim encontrar uma imagem pura, física, dos seus adolescentes e outsiders no mundo.
Daí que seria um bocado interessante dispensarmos explicações, pensarmos que nossos olhos são como lentes de uma câmera, que nunca pode ir além da superfície das coisas, como nos dizem os filmes de Gus van Sant.

TV ABERTA

Christopher Lee é Drácula em "Vampiro da Noite"

O Amor É Cego
Globo, 14h55.
(Shallow Hal). EUA, 2001, 114 min. Direção: Peter e Bobby Farrelly. Com Jack Black, Gwyneth Paltrow. Hal é o homem que segue o conselho do pai, de só se contentar com mulheres perfeitas. Ele vai em busca da perfeição. Até que, sendo hipnotizado, é induzido a ver apenas a beleza interior das mulheres.

Spot, Um Cão da Pesada
SBT, 22h30.
(See Spot Run). EUA, 2001, 94 min. Direção: John Whitesell. Com David Arquette. O encontro entre um carteiro trapalhão e um cachorro treinado pelo FBI para integrar o serviço de proteção a testemunhas.

Golpe Fulminante
Globo, 22h45.
(Knock Off). EUA, 1998, 94 min. Direção: Tsui Hark. Com Jean-Claude Van Damme, Rob Schneider. Um dos craques dos filmes de ação, o vietnamita realizou com produção americana esta aventura em que Van Damme é um designer de moda que tenta enterrar um passado não sem máculas.

Um Peixe Chamado Wanda
Record, 20h30.
(A Fish Called Wanda). Inglaterra, 1988, 98 min. Direção: Charles Crichton. Com Jamie Lee Curtis. Um grupo arma um grande assalto e, claro, os maiores golpes contra ele mesmo, em trapaças geniais. O viés é bem britânico e o humor, soberbo, graças à contribuição do grupo Monty Python.

Um Amor em Chinatown
Globo, 0h25.
(Eat a Bowl of Tea). EUA, 1989, 102 min. Direção: Wayne Wang. Com Cora Miao. Sino-americano se casa com chinesa da terra e percebe, então, que terá inúmeros problemas para adentrar a cultura da mulher.

Labirinto do Crime
Bandeirantes, 0h30.
(Iron Maze). EUA, 1991, 100 min. Direção: Hiroaki Yoshida. Com Jeff Fahey. A polícia levanta diferentes versões sobre tentativa de assassinato a um ricaço japonês. Yoshida só tem o sobrenome do mestre Yoshishige Yoshida ("Eros+Massacre"), e imita aqui filme de outro mestre japonês, Kurosawa, "Rashomon", que também apresentava múltiplas versões de um mesmo evento.

Amor Ilícito
SBT, 0h45.
(The Delinquents). Austrália, 1984. Direção: Chris Thomson. Com Kylie Minogue, Charlie Schlatter. Na Austrália de 1957, dois jovens se apaixonam. Lola fica grávida, e eles tentam fugir da cidade. Mas, a mãe da menina os detém. Brownie é acolhido em um navio, ela encaminhada para um reformatório. Quando se reencontram, Lola o obriga a escolher entre ela e o mar.

Em Nome do Pai
Globo, 2h10.
(In the Name of the Father). Irlanda/ Inglaterra/EUA, 1993, 132 min. Direção: Jim Sheridan. Com Daniel Day-Lewis. Em 1974, civis são presos e acusados de pertencer à guerrilha que luta pela independência da Irlanda do Norte e participar de atentado terrorista. A luta de um homem para provar sua inocência será o tema desse filme.

Um Rally Muito Louco
SBT, 2h30.
(Cannonball Run II). EUA, 1983. Direção: Hal Needham. Com Shirley Maclaine. O pai de um sheik árabe patrocina mais uma corrida "Cannonball", contando que seu filho ganhará o prêmio de um milhão de dólares.

Vampiro da Noite
SBT, 4h30.
(The Horror of Dracula). Inglaterra, 1958, 82 min. Direção: Terence Fisher. Com Christopher Lee. Como de hábito, enfrentam-se Van Helsing e o conde Drácula. Estamos na tradição, mas Lee faz um vampiro tão feroz e sangrento quanto melancólico, o que o torna único. (PSL)

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