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Funk e dub são temas de filmes
Os documentários "Favela on Blast" e "Dub Echoes" têm seu lançamento impulsionado pela internet
O brasileiro Bruno Natal
aborda a influência do dub
na música eletrônica e no
hip hop, e "Favela" mostra
personagens do funk carioca
BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
"É engraçado, o gringo vem
ao Brasil fazer um filme sobre
funk, e os brasileiros vão para
fora fazer um filme sobre o som
deles", ironiza Bruno Natal sobre "Favela on Blast", documentário sobre o funk carioca
dirigido pelo americano Diplo e
por Leandro HBL, e o seu "Dub
Echoes", sobre a vertente mais
lisérgica da música jamaicana.
Com percursos inversos, os
dois documentários focam em
gêneros periféricos da música e
fazem da internet uma aliada
para divulgação e lançamento.
Diretor de "Desconstrução",
registro sobre as gravações do
último disco de Chico Buarque,
Natal aborda o dub por sua influência no nascimento da música eletrônica e do hip hop.
"Ficava surpreso de ver como
essa ligação não era muito comentada, mesmo em livros sobre reggae." Já "Favela on
Blast" joga luz sobre os principais personagens do funk carioca, dos bailes ao dia-a-dia
nas comunidades.
Conhecido por sua pesquisa
sobre batidas marginais, Diplo
visitou o Rio em 2003, quando
escrevia uma matéria sobre o
funk para a revista americana
"Fader". Em 2004, voltou à cidade para filmar o clipe de uma
de suas produções como DJ, dirigido por Leandro HBL.
Das filmagens, nasceu o esboço da pesquisa do documentário, que contou com MIA, então namorada de Diplo, em
suas excursões pelas comunidades cariocas. "Leva-se um
tempo para ser aceito, elas têm
regras próprias", diz Leandro
HBL. Desde lá, a equipe visitou
mais de 60 comunidades e entrevistou mais de 50 artistas da
cena -nomes como Mr.Catra,
Deize Tigrona, Duda do Borel,
DJ Sany Pitbull-, além de Gilberto Gil, que faz sua análise
sobre o gênero.
No mesmo ano em que "Favela" ganhava suas primeiras
imagens, surgiu a chance de
Natal e Chico Linhares, que assina a pesquisa de "Dub
Echoes", irem à Jamaica para
produzir um catálogo de moda.
A dupla usou o pagamento para
estender sua estadia em Kingston e entrevistar nomes cruciais da história do dub.
Na volta, conseguiu apoio de
uma companhia aérea para terminar as entrevistas nos EUA e
na Europa. Expoentes da música eletrônica e do hip hop como
2ManyDJs, Basement Jaxx e
Roots Manuva têm depoimentos intercalados com Sly &
Robbie, Mad Professor e Lee
Perry -o nome mais associado
ao dub foi, ironicamente, a última entrevista feita, depois de
três anos de espera.
Um dia depois do trailer de
"Echoes" chegar ao YouTube, o
documentário ganhou menções nos blogs das respeitadas
revistas "Wired" e "XLR8TR".
Dois meses depois, chegou o
convite do festival dinamarquês CPH:DOX -que também
o encontrou via YouTube-, no
qual o filme fez sua estréia.
"Favela"
"Favela on Blast" segue a
mesma cartilha. Seus vários
trailers, que dão dimensão da
amplitude do documentário,
assim como o depoimento de
Gil, estão disponíveis no site, o
que Leandro HBL acredita que
possa ajudar na captação de recursos, até agora bancados por
Diplo e ele. O diretor tenta hoje
viabilizar uma parceria com
uma produtora de filmes internacional para a venda de "Favela" por meio do iTunes, seguindo o modelo de compra de música on-line, depois que ele for
apresentado em festivais.
Antes de chegar ao Brasil,
"Echoes" será exibido no sueco
Music Doc e no Reggae Film
Festival, na Jamaica. "Desde o
início do projeto, há uma vontade grande de mostrar aos jamaicanos a força que a música
deles tem no mundo", diz Natal, o que "Favela" pode repetir
por aqui para além da periferia.
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