São Paulo, sexta, 8 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUNDO DE BACO
Frutados australianos chegam ao país

especial para a Folha

Os vinhos australianos -em geral cheios de fruta, com sabor rico e intenso- formam, ao lado de chilenos e californianos, a brigada de goles do Novo Mundo que mais gratifica. Duas importadoras, a Maison du Vin e a Expand, acabam de ampliar o leque de exemplares desses belos vinhos no mercado.
A Maison inaugurou um novo canto do seu estoque dedicado à terra dos cangurus.
Entre as estréias da casa há três bons tintos: Pikes e Elderton, dois Shiraz e o Scothmans Hill, um Pinot Noir. O Scothmans Hill, safra 96, tem um aroma típico da variedade (difícil de atingir fora da Borgonha, habitat natural da Pinot Noir), bastante intenso e agradável e um paladar nervoso, bem marcado pela acidez, mas que mantém bom equilíbrio e uma concentração acima de muitos similares franceses do seu preço.
O Pikes, outro 96, impressiona pelo aroma potente, bem marcado pela madeira (baunilha, coco), mesclada com fruta e um toque herbáceo peculiar. Encorpado, tem um paladar viscoso frutado com traços de alecrim e um belo final que lembra chocolate.
Mais intenso ainda, o Elderton, safra 94, tem perfume complexo que combina fruta com pinceladas de especiaria. Rico, agrada na boca pelos seus taninos redondos, que não agridem, e a fruta concentrada que se prolonga num final longo.
Já a Expand trouxe novas edições dos vinhos da Lindemans, uma das vinícolas australianas de ponta. Dois tintos safra 96, o Cabernet Merlot e Shiraz, ambos elaborados com uvas dos vinhedos de Padthaway, são o destaque da nova leva.
O Cabernet tem belo aroma de cassis e framboesas, bem complementado pelo toque de madeira caraterístico nos tintos do país e sabor igualmente frutado, com final um pouco alcoólico.
O Shiraz, outro belíssimo tinto, tem uma cor violácea concentrada que antecipa a intensidade tanto do seu aroma como do seu sabor, complexo e persistente, que combina frutas vermelhas e pinceladas de caramelo num paladar delicioso de textura fina e muito agradável. (JORGE CARRARA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.