São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

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Filmes

Táxi  
Globo, 13h05; classificação indicativa não informada. (Taxi). EUA, 2004, 97 min. Direção: Tim Story. Com Queen Latifah, Jimmy Fallon, Henry Simmons, Gisele Bündchen.
É aqui, de certa forma, que começa e termina a carreira de atriz da top model Gisele Bündchen, que faz uma bandida das piores -em todos os sentidos. O fato é que, na pior das hipóteses, Bündchen não destoa dessa comédia muito fraca, que repousa inteira sobre o carisma de Queen Latifah, na pele de uma taxista amalucada (sobretudo ao dirigir) que dá força a um policial a perigo, interpretado por Jimmy Fallon, e transforma um assalto e a perseguição aos respectivos bandidos em uma bela babel.

Velozes e Furiosos   
Record, 22h; não recomendado a menores de 14 anos. (The Fast and the Furious). EUA, 2001, 107 min. Direção: Rob Cohen. Com Vin Diesel, Paul Walker.
Agente infiltra-se em gangue de rachas de rua para descobrir se o líder da turma está mesmo envolvido em roubo de equipamentos eletrônicos. Já se notou que este filme é um concentrado de sonhos adolescentes (sujeitos fortões, garotas em roupas apertadas). No mais, parece que somos projetados em um videogame. Fez grande sucesso, o que o credencia a sucesso sociológico.

Uma Saída de Mestre   
SBT, 22h30; não recomendado a menores de 12 anos. (The Italian Job). EUA, 2003, 111 min. Direção: F. Gary Gray. Com Mark Wahlberg, Charlize Theron, Edward Norton, Donald Sutherland.
Depois de liderar um belo roubo (em todos os sentidos) em Veneza, Wahlberg é miseravelmente traído por seu cúmplice Norton. Tem de começar do zero novamente, tratando de armar um plano para se vingar do ex-companheiro. Terá a ajuda de Charlize Theron, aqui uma bela vigarista.

As Luzes de um Verão   
Cultura, 23h; classificação indicativa não informada (À la Verticale de L'Été). Vietnã, França, 2000, 112 min. Direção: Tran Anh Hung. Com Tran Nu Yên-Khê, Nhu Quynh Nguyen, Le Khanh.
É em torno de um café que se reúne a família vietnamita deste filme. Uma das irmãs é a dona do café e a reunião de família para honrar a memória da mãe é o acontecimento central. Hung ficou famoso com "O Cheiro do Papaia Verde", que era um filme bem comum, a bem dizer. Legendado.

Bater ou Correr   
Globo, 23h50; classificação indicativa não informada. (Shangai Noon). EUA, 2000, 110 min. Direção: Tom Dey. Com Jackie Chan, Owen Wilson, Lucy Liu.
Jackie Chan, guarda imperial chinês, acaba no Velho Oeste, em busca da princesa Lucy Liu, sequestrada por malfeitores. Faroeste, mais karatê, mais comédia.

A Promessa    
Bandeirantes, 1h; não recomendado a menores de 16 anos. (The Pledge). EUA, 2001, 123 min. Direção: Sean Penn. Com Jack Nicholson, Patricia Clarkson, Benicio Del Toro, Jack Nicholson, Vanessa Redgrave.
Jack Nicholson é o detetive que, na véspera de se aposentar, recebe a missão de informar à mãe a morte de uma menina de oito anos. Para a mãe, ele prometerá que vai capturar o assassino da criança. E, embora já tenha encerrado seu tempo de serviço, mesmo quando um suspeito é preso ele entende que deve honrar a promessa que fez. Sean Penn se aproveita dessa intriga (baseada em Friedrich Dürrenmatt) para dar prosseguimento à obra sólida que vem constituindo filme após filme.

Uma Amizade sem Fronteiras   
Globo, 1h50; classificação indicativa não informada. (Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran). França, 2003, 96 min. Direção: François Dupeyron. Com Omar Sharif, Pierre Boulanger, Gilbert Melki.
Em Paris, o árabe Ibrahim, muçulmano, dono de uma mercearia, faz amizade com um garoto judeu abandonado pelo pai. O título brasileiro, bem apropriadamente, vai buscar sua afinidade com instituições de boa vontade como os Médicos sem Fronteiras. O problema não é a impossibilidade, afinal de árabes e judeus (ou quaisquer outros povos) conviverem: o impasse que existe é político.

Rambo 2 - A Missão  
Globo, 3h30; classificação indicativa não informada. (Rambo: First Blood II). EUA, 1985, 96 min. Direção: George P. Cosmatos. Com Sylvester Stallone, Richard Crenna, Richard Crenna.
Existe um delírio chauvinista na história do militar que volta ao Vietnã para reescrever a história da guerra, disso não há dúvida. Poderia ser interessante, mesmo assim. Mas existe, sobretudo, um intolerável (e talvez contagioso) elogio da violência. (IA)


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