São Paulo, segunda, 8 de fevereiro de 1999

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ARTES PLÁSTICAS
Exposição reúne obras de 11 jovens expoentes da produção pernambucana até dia 7 de março no Mamam
Recife exibe novos valores do Nordeste

CELSO FIORAVANTE
enviado especial a Recife

Centenas de pernilongos presos em uma caixa de acrílico. Suas larvas passeiam em vasos de laboratório. Insetos mortos são alfinetados e jazem em um pequeno aparador. Junto desses animais asquerosos, textos escritos em ovos (de galinha) ou gravados em CD.
As idéias fervem na cabeça de Flávio Emmanoel, selecionado na coletiva "Pernambuco 2000-1 - Arte Contemporânea", que inaugurou a programação 99 do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), em Recife. Emmanoel está na mesma encruzilhada de grande parte da arte brasileira: decidir entre o regional e o cosmopolita, conciliá-los, virar as costas e olhar para EUA ou Europa.
"Optei por artistas que têm um cuidado artesanal, mas também denunciam uma nova cena local. O museu é um espaço aberto à arte contemporânea e já motivou a criação de um movimento de mercado na região. Mesmo os equívocos daqui impressionam pela ousadia dos artistas", disse Marcos Lontra, diretor do Mamam.
Emmanoel, músico egresso do mangue beat, é um paradigma disso. Ele apresenta um fragmento de sua ficção "Teleguiados", em que "hospedeiros" e "raptores" se debatem na disputa pela criação. "Trata-se de um alerta contra a manipulação da criação pela modernidade, algo que me assusta muito", diz. O artista se alimenta de informações de literatura, tecnologia e meio ambiente para criar um experimento plástico instigante e desconcertante.
Outro destaque é Oriana Duarte, que construiu um microssistema com anzóis, vidro, carbono, pedras e talheres retorcidos. Os dois últimos itens remetem a outro trabalho da artista, a performance itinerante em que ela bebeu sopa de pedra em capitais brasileiras. A nova obra ("Dos Heteróclitos") retira seu nome do termo grego "heteróklitos" (algo que desvia dos princípios ou normas da arte) e sugere a criação de idéias em meios avessos, em que predomina o caos.
Mais ortodoxo é Alexandre Nóbrega, desenhista e pintor obsessivo e compulsivo que trabalha apenas com matizes de preto e branco sobre papel. Usa carvão, pigmento, betume, tinta, cal e toda sorte de materiais para criar imagens impactantes, inseridas em campos que se dividem entre o figurativo (torres, escadas, tramas) e o abstrato (formas geométricas ou campos saturados de cor).
As esculturas de Marcelo Silveira e Ismael Portela evidenciam a tradição artesanal do Estado. "Parto do caos, elimino sobras e chego à ordem", disse Silveira ao caracterizar seus móbiles, construídos com restos de madeira unidos por articulações evidentes (referência ao artesanato de brinquedos).
Também lúdico é o trabalho de Portela, que construiu com dois tipos de madeira um símbolo do infinito que é interrompido ao meio por um espelho. De um lado, uma madeira mais escura. Do outro, uma mais clara. Perverso, o espelho ilude o espectador que, ao circular em torno da obra, percebe que ele esconde o que é real e exibe o que é virtual. Portela faz pequenos truques com as mãos.
Ainda embrionária está a pesquisa de Carlos Mélo, que procura refletir aspectos existenciais do homem a partir da observação de fenômenos religiosos. Mistura vídeo, fotografia, objetos, instalação, mas sem uma amarração consistente. Também não funciona a instalação em argila de Marcelo Coutinho, idéia de "materialização do vazio e redimensão do espaço".
Horas depois de instalada, com o calor de Recife, o que era forma e conceito havia se tornado um craquelê que mais lembrava o solo árido, mas fértil, do Nordeste.


O jornalista Celso Fioravante viajou à convite da direção do Mamam-Recife


Mostra: Pernambuco 2000-1 - Arte Contemporânea (coletiva com os artistas Alexandre Nóbrega, Flávio Emmanoel, Ismael Portela, Eudes Motta, Marcelo Silveira, Marcelo Coutinho, Oriana Duarte, Paulo Meira, Carlos Mélo, Betânia Luna e Giovana Pessoa)
Onde: Mamam-Recife (r. da Aurora, 265, tel. 081/423-3007, bairro Boa Vista)
Quando: até dia 7 de março





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