São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARQUITETURA
Autor do projeto do MuBE é indicado para representar o Brasil na bienal da cidade italiana
Mendes da Rocha, em alta, vai a Veneza

da Redação

Paulo Mendes da Rocha, autor de projetos como o Museu Brasileiro da Escultura e um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea no Brasil, vive um momento de alta.
Além de ter entregue, no último dia 25, a elogiada recuperação do pavilhão Lucas Nogueira Garcez (também chamado de Oca, o projeto de Niemeyer que abrigava o Museu de Aeronáutica, no parque Ibirapuera, e que sediará parte da Mostra do Redescobrimento, em abril), Mendes da Rocha foi indicado, pela Fundação Bienal, junto com João Filgueiras Lima, o Lelé, para representar o Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza, no segundo semestre deste ano.
"Certamente me surpreendeu", Mendes da Rocha disse à Folha sobre o convite.
"Num certo sentido tem, esse encontro em Veneza, um tom de notícia sobre a América. Nossa experiência com visão crítica sobre os erros do colonialismo. Erros técnicos, diante da natureza, das populações nativas. Uma retomada no discurso da própria Veneza, enfrentando desafios e construindo a cidade imaginada. Essas reflexões talvez levem a ver onde sempre esteve o interesse despertado pela arquitetura feita aqui. Antes de tudo, inventiva."
"Gosto muito de estar lá junto com Lelé. Seu trabalho e ele são de grande beleza e integridade. Sua obra é muito experimental e corajosa, inovadora. Como se nós dois trabalhássemos na Bienal de Veneza, tateando o futuro."
Mendes da Rocha falou ainda da arquitetura dentro do atual contexto cultural e artístico e, parafraseando Italo Calvino, autor de "Seis Propostas para o Próximo Milênio" (livro que inspira a próxima Bienal de Arte de São Paulo), fez suas apostas para seis tendências da arquitetura.


Texto Anterior: Música: Foo Fighters trocou Brasil por videoclipe
Próximo Texto: "O corpo é a razão da arquitetura"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.