UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Brasil ganha "sucursal" de biblioteca modelo

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das bibliotecas mais importantes do mundo em história da arte ganha "filial" em terras brasilis. Depois de longuíssimas idas e vindas burocráticas a Unicamp receberá na próxima semana a cópia integral da Biblioteca Cicognara.
Conjunto de 5.000 livros colecionados pelo conde italiano Francesco Leopoldo Cicognara (1767-1834), autor de uma imbatível história da escultura do século 13 ao 18, a coleção está desde 1824 no Vaticano.
Há dez anos, a Universidade de Illinois (EUA) começou ambicioso projeto de reprodução de cada um dos tomos em microfichas -versão melhorada dos microfilmes.
É um conjunto dessas 40 mil fichas, disponíveis em poucas e boas universidades do globo, que aterrissa, pela primeira vez na América Latina, na Universidade de Campinas.
Coordenado por Luiz Marques, ex-curador-chefe do Masp e professor da Unicamp, o projeto de aquisição da biblioteca (com recursos da Fapesp, cerca de US$ 36 mil/R$ 126 mil) não pára aí. Com o nome "A Constituição da Tradição Clássica", o programa envolve uma série de pesquisas e publicações.

PANOS QUENTES
Terminou em acordo a disputa de duas editoras por um cordel de Patativa do Assaré. A Hedra publicara em 99 um livro do poeta cearense incluindo "História de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa". No ano passado, a Objetiva inscreveu esse cordel no programa Biblioteca da Escola, grande compra governamental de livros. A Hedra chiou. O caso parou na Justiça. Esta semana, depois de meses de negociação, as editoras encontraram o meio termo. A Hedra ficará com parte da bolada. Texto elaborado por ambas, distribuído a editores, anuncia o fim do imbróglio.

GEOPOLÍTICA
A Bienal do Rio ficou fora do "mapa múndi" que a Feira de Frankfurt, principal evento editorial do mundo, traçou dos eventos do gênero em 2003. O salão carioca não está na lista de mais de 50 feiras, de Sarajevo a Zimbábue, que está no site frankfurtiano.

PENEIRA
Escrito por um americano que vive em São Paulo, e publicado no Brasil -pela Imago- antes de sair nos EUA, o livro "As Cem Asas do Anjo", de Daniel Horch, foi selecionado para o programa "Descubra Grandes Novos Escritores" da megalivraria americana Barnes and Noble.

ESPANADOR
Marco da literatura cult americana, "Pergunte ao Pó" (1939), de John Fante, já traduzido por Paulo Leminski para a Brasiliense, ganhará nova versão nacional, editada pela José Olympio.

 QUARTA O livro "O Mundo como Idéia", de Bruno Tolentino, é debatido na PUC-SP (tel. 0/xx/11/3670-8000).0 QUINTA O número zero da revista paranaense de literatura e arte "Et Cetera" será lançado no Memorial da América Latina (tel. 0/xx/11/3823-4600).0 QUINTA Nicolau Sevcenko fala sobre Euclydes da Cunha no CCBB-RJ (tel. 0/xx/21/3808-2020)

elek@folhasp.com.br


Texto Anterior: Nonsense em traço e verso
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.