UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS

Obra investiga influência da mitologia nórdica em "O Senhor dos Anéis"

Idéias e nomes de Tolkien estão escritos há mil anos

IVAN FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fãs de J.R.R.Tolkien vão gostar (ou talvez não) de saber que a impressionante criatividade do autor de "O Senhor dos Anéis" deve muito a outros livros. Vários nomes de personagens e lugares, detalhes de batalhas e mesmo a idéia de um anel de poder vieram de épicos e sagas das mitologias nórdica, germânica e anglo-saxã.
É o que conta -e demonstra- "O Senhor do Senhor dos Anéis -°O Mundo de Tolkien", do americano Lin Carter. Longe de ser um livro para denunciar plágios, é um estudo para entender como "O Senhor dos Anéis" foi concebido. Há resumos dos livros, capítulos sobre os épicos clássicos e aventuras medievais e uma investigação das influências do autor.
O livro é de 1969, ano em que a trilogia de Tolkien (1892-1973) estourou nos EUA e a anos-luz de sua adaptação cinematográfica. Além de fã, Carter (1930-1988) é escritor de cerca de 60 livros de ficção e fantasia.
E existem outras opções. Entre obras completas, biografias e enciclopédias, há até um guia escrito por um ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho ("O Mundo do Senhor dos Anéis", ed. Madras).
Era de se esperar: enquanto o anel mágico não for destruído no vulcão da fortaleza de Sauron (lá para 2004, quando estrear a última parte da trilogia nos cinemas), os livros de -e sobre- Tolkien vão continuar chovendo como flechas élficas nas prateleiras.


O SENHOR DO SENHOR DOS ANÉIS. Autor: Lin Carter. Editora: Record. Quanto: R$ 32 (226 págs.).


Texto Anterior: Fora da estante
Próximo Texto: "O século XXI - Socialismo ou barbárie?": Filósofo aponta para EUA socialista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.