UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O SÉCULO XXI - SOCIALISMO OU BARBÁRIE?"

Filósofo aponta para EUA socialista

GILBERTO FELISBERTO VASCONCELLOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

István Mészáros é autor de "Para Além do Capital", discípulo do mestre húngaro György Lukács, nome que disputa o prestígio acadêmico contemporâneo com a Escola de Frankfurt, considerado "hotel do abismo" por existir um pensamento crítico que não vai além do diagnóstico sobre o horror da atualidade.
Mészáros quer a cura, o remédio, atualizando a análise de Marx sobre o capital, acrescentando porém um elemento do presente: o capital põe em risco a sobrevivência da humanidade com guerra e destruição da natureza. A continuar a vigência da exploração capitalista, o caminho da humanidade fatalmente será a barbárie.
Sua tese ousada, várias vezes repetida, é que o "futuro do socialismo será decidido nos EUA". A implantação do socialismo nos EUA teria um significado universal. Caso contrário, estaria o socialismo condenado ao fracasso.
Mas eis a questão problemática: como e quando os EUA vão virar um país socialista? Se porventura esse país continuar o que é, aí então a humanidade se converterá em barata do reator nuclear. Essa tensão é fruto da contradição entre o espraiar ilimitado do dinheiro e a existência do Estado nacional. Estamos diante do seguinte paradoxo: o desenvolvimento do capital é favorecido e, ao mesmo tempo, prejudicado pela liderança dos Estados Unidos como Estado nacional. E, se bem que tenha sido tentada, a instituição de um "governo mundial" fracassou e deu com os burros n'água.
O imperialismo entrou na fase mais perigosa de sua história, enredado que está numa crise energética e ecológica, jamais vista. Basta reparar que 25% da energia e matérias-primas do mundo são consumidos por 4% da população concentrada nos EUA. Isso dignifica um escândalo em termos de desigualdade e desequilíbrio, sendo que essas fontes energéticas não são renováveis. E mais: essas fontes não se encontram dentro do território norte-americano. As sucessivas guerras na Palestina e no Iraque têm aí a sua explicação: petróleo barato.
O autor destaca-se por levar em conta o fator energia em suas análises. Coisa rara entre os intelectuais marxistas. Por isso é que ele aponta com angústia: simultaneamente à apropriação bélica petrolífera no Oriente Médio, os Estados Unidos querem patentear o sol das zonas geográficas tropicais. Assim caminhará, entre o deserto e a floresta, o século 21.


Gilberto Felisberto Vasconcellos é professor de ciências sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e autor de "Glauber Pátria Rocha Livre" (ed. Senac), entre outros



O Século XXI - Socialismo ou Barbárie?
     Autor: István Mészáros Editora: Boitempo Quanto: R$ 21 (109 págs.)



Texto Anterior: Livros: Idéias e nomes de Tolkien estão escritos há mil anos
Próximo Texto: Teatro: "O Sarrafo" quer debater política e teoria
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.