São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Filme sobre cachaça reforça estereótipos

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Está curioso para saber como a cachaça é produzida? Quer aprender quais são as diferenças entre uma bebida industrial e outra artesanal? Quer ajuda para escolher as melhores?
Se você respondeu "sim" a qualquer uma das perguntas, compre um bom livro sobre o assunto, como "Cachaça Prazer Brasileiro", de Marcelo Câmara (ed. Mauad), e aproveite de outra forma o horário em que o Canal Brasil exibe "Estudo Etílico para Construção de uma Estrada Real", amanhã, para atualizar seus conhecimentos sobre a aguardente.
Sim, porque o documentário de Pedro Urano passa ao largo de todas essas questões, dedicando-se a reforçar estereótipos e preconceitos que produtores e apreciadores de cachaça vêm se empenhando nos últimos anos para derrubar.
A antiga Estrada Real, passagem obrigatória das tropas que iam e vinham do Rio de Janeiro para as minas de ouro e diamante das Gerais, é reduzida a pano de fundo para pequenos depoimentos e versinhos declamatórios de personagens da zona rural. Não falta nem o bêbado cambaleante. Tudo acompanhado de "curiosidades" como os mais manjados sinônimos para pinga e "teorias" sem fundamento sobre a origem da bebida e da palavra cachaça.


ESTUDO ETÍLICO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA REAL
Quando:
amanhã, às 19h
Onde: Canal Brasil


Texto Anterior: "Big Brother 7" terá paredão surpresa
Próximo Texto: Crítica: TCM exibe hoje o sempre bom "Levada da Breca"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.