São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

TCM exibe hoje o sempre bom "Levada da Breca"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Será que alguém vai reclamar? Pelo menos uma vez por ano esta coluna fala de "Levada da Breca" (TCM, 20h10). Pessoalmente, não tem problema. Eis aí um filme que eu faço questão de rever pelo menos uma vez por ano.
E, o que é incrível, sempre há motivo para rir das desventuras do pobre cientista Cary Grant, desviado minuto a minuto de seu objetivo -casar- pela maluquete Katharine Hepburn.
Sabemos todo o tempo que estamos diante de situações que poderiam dar muito bem num drama cabeludo, mas isso não impede o humor. Sabemos que a câmera é colocada com simplicidade (e aparente banalidade). Sabemos que o assunto é um não-assunto e a história é uma não-história.
Apesar disso, é muito fácil continuar grudado na tela. E, mais, não é impossível notar que essa não-história, esse não-assunto não são deficiências, mas um "parti pris": é um monolito este cinema. Melhor aproveitar.


Texto Anterior: Documentário: Filme sobre cachaça reforça estereótipos
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Mistérios de dentro ou de fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.