São Paulo, domingo, 08 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Swayze luta contra câncer
e volta à TV

A&E estreia hoje o seriado "The Beast", gravado em meio ao tratamento do ator com quimioterapia

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Este começo de ano é uma temporada de batalhas para Patrick Swayze, 56. Enquanto enfrenta a quimioterapia para tratar um câncer no pâncreas, encarna a partir de hoje, no canal pago A&E, um policial durão em "The Beast".
Diagnosticado com o tipo mais agressivo da doença há um ano, o astro de "Dirty Dancing" (1987) e "Ghost" (1990) escolheu não parar de trabalhar. Mesmo em tratamento, pediu para não ser afastado do seriado. "Minha fé no ser humano aumentou um pouco quando não me cortaram", afirmou, em janeiro, ao canal ABC, numa rara entrevista.
Foram 12 horas de trabalho por dia durante cinco meses em Chicago. Ele ficou afastado por apenas um dia e meio porque "pegou um resfriado". "Ninguém no set me viu resmungar como uma garotinha."
A série investe no lado sombrio de uma dupla de policiais infiltrada em organizações criminosas. Swayze é Charles Barker, detetive experiente que começa a ser investigado pela corregedoria enquanto lida com seus próprios demônios.
Travis Fimmel, 31, ex-modelo da Calvin Klein, vive um novato na função que não sabe a real motivação do seu chefe. "Ele fazia o trabalho no set se tornar muito fácil. Chutaria a sua bunda se você o tratasse com seriedade", diz Fimmel, por telefone. "Espero que possamos fazer uma segunda temporada, mas isso não depende de mim."
O destaque vai mesmo para Swayze, que briga e explode carros, seguindo suas próprias regras. Era o personagem certo para a luta pela sobrevivência que o ator enfrentava fora das telas: "Ganhar a batalha contra o câncer é não desistir. Não quero ficar atrás de estar vivo, eu quero é viver. Este personagem parecia em sintonia com a minha alma."
Concedida a Barbara Walters, a entrevista da ABC foi a primeira vez que Swayze falou após o diagnóstico do câncer, quando se especulou que ele tinha apenas cinco semanas de vida. Antes de começar o programa, disponível no YouTube, ela rememorou a dança que teve com o ator há 20 anos, no auge de "Dirty Dancing". "Achei que não dançaria com você de novo", diz ao encontrá-lo.
Entre outros momentos tocantes, Swayze se definiu como "bravo" e "com medo", além de falar do casamento de 33 anos e da batalha contra a doença, que está no pior estágio possível, mas reagindo bem ao tratamento. Em 2008, 37.680 pessoas nos EUA foram diagnosticadas com esse tipo de câncer e 34.290 morreram. "Viver mais cinco anos já estaria de bom tamanho. Já superei as expectativas. Ninguém achava que eu sobreviveria a 13 episódios de uma série", disse.


THE BEAST
Quando:
estreia hoje, às 21h, no A&E
Classificação: não indicado a menores de 16 anos



Texto Anterior: DVDs/Crítica/"Butch Cassidy": Charmosos bandidos voltam em edição especial
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.