UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Um Grito na Floresta
Record, 14h.
  
(A Cry in the Wild). EUA, 90, 82 min. Direção: Mark Griffiths. Com Jared Rushton, Ned Beat. Garoto de 13 anos sobrevive à queda de avião e tem que se virar em uma floresta até que seja resgatado.

Homens de Branco
Globo, 15h55.
 
(National Lampoon's Men in White). EUA, 98. Direção: Scott Levy. Com Barry Bostwick, Tom Wilson. Paródia de "Homens de Preto", que já era uma espécie de paródia. Aqui, dois lixeiros viram agentes no combate aos alienígenas. Feito para TV.

O Demônio na Garrafa
SBT, 16h15.
 
(Demon in the Bottle). EUA, 96. Direção: Randal William Cook. Com Michael Malota, Ashley Lyn Cafagna. Não um filme sobre alcoolismo, como o título pode sugerir, mas a história de uma garota de 12 anos que entra em rede de esgoto com um amiguinho. Do esgoto eles serão transportados ao século 17, onde encontram um tesouro e, dentro dele, o demônio em questão.

Comando da Violência
Record, 21h.
 
(Chain of Command). EUA, 93, 98 min. Direção: David Worth. Com Michael Dudikoff, Todd Curtis. Agente secreto tenta libertar os funcionários de empresa petrolífera norte-americana tomados como reféns de terroristas árabes, que invadiram um campo petrolífero.

Era uma Vez na China 2
Bandeirantes, 22h15.
   
(Onde Upon a Time in China). Hong Kong, 92, 117 min. Direção: Tsui Hark. Com Jet Li, David Chiang. Representantes do governo chinês e mercenários a serviço da Europa tentam controlar a China. É nessa briga que se mete o mestre em artes marciais Jet Li. Kung fu a observar.

O Corvo
SBT, 22h15.
 
(The Crow). EUA, 94, 100 min. Direção: Alex Proyas. Com Brandon Lee, Ernie Hudson. Corvo traz roqueiro do mundo dos mortos para acerto de contas com os gângsteres que liquidaram a ele e à sua namorada. O astro do filme, Brandon Lee, morreu durante as filmagens.

Intercine
Globo, 1h45.

Para terça, a aventura "Perigo Real e Imeditato" (94, de Phillip Noyce, com Harrison Ford, Anne Archer) enfrenta o drama "Henry & June - Delírios Eróticos" (90, de Philip Kaufman, com Fred Ward, Uma Thurman).

Nadine, um Amor à Prova de Balas
Globo, 4h10.
   
(Nadine). EUA, 87, 78 min. Direção: Robert Benton. Com Jeff Bridges, Kim Basinger. Grávida e em processo de divórcio, a cabeleireira Nadine tenta reaver os originais de umas tantas fotos tiradas no passado em que aparecia pelada. Já é complicado, mas ela ainda testemunha um assassinato. A ação desta comédia se passa no Texas, anos 50, e tem como pontos fortes o roteiro (matéria em que Benton é mais confiável do que na direção) e um belo elenco. Acima da média. (IA)

Mazelas nucleares

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Ninguém dirá hoje em dia que "Síndrome da China" (Cinemax Prime, 14h45) é um grande filme. Mas a produção de James Bridges causou furor a seu tempo, especialmente no Brasil.
Existe lá o mito do jornalista que busca e revela a verdade. A jornalista, Jane Fonda, é quem descobre problemas numa usina nuclear. Naquele tempo, Jane era uma contestadora e, claro, o êxito do filme deve muito a ela pessoalmente.
Jornalistas representavam uma esperança num país cheio de censura, como o Brasil, ou de segredos escusos, como os EUA (a lembrar: o caso Watergate, revelado por jornalistas).
E havia ainda, mesmo que já esgarçada, a idéia de crítica e a crença em mudanças, que o cinema refletia. Últimos ecos, já comerciais, dos anos 60. Big Brother venceu a parada.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Rubinho queria ganhar na banguela!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.