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São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

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COMENTÁRIO

Números jogam a favor dos lançamentos

DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda é cedo para ponderar as vantagens e desvantagens da nova linha de revistas lançadas pela editora Abril. De qualquer maneira, "Simpsons", anuncia a editora, já é um sucesso ainda em seu segundo número: dos 40 mil exemplares prensados da primeira edição, foram vendidos 25 mil.
Adaptação do desenho animado de Matt Groening, a série, iniciada há dez anos nos EUA, tem conseguido se manter nas bancas com uma mistura do bom humor dos personagens da televisão com referências mais direcionadas para o público dos quadrinhos, em especial -a capa da número 1 parodiava a capa da primeira edição americana do "Quarteto Fantástico", título da Marvel.
Cartada um pouco mais duvidosa, mesmo considerando a boa aceitação dos produtos na França e na Itália, são as novas revistas da linha Disney: "Donald Super", lançada no final de março, e "Mickey X", que chega às bancas brasileiras nos próximos dias.
Mirando no leitor adolescente, mais familiarizado com o universo dos heróis mascarados e dos seriados de ficção científica, caem em um paradoxo entre a notável qualidade das histórias e a imagem infantilóide não raro associada a Mickey e Pato Donald.
O principal diferencial, entretanto, reside no próprio conteúdo editorial das publicações, que, além das HQs, trazem informações extra-Disney para os fãs de outros personagens. São, dessa forma, revistas em quadrinhos e sobre quadrinhos.
Exemplo bem sucedido dessa mesma tendência é "Witch", outra nova aposta da Abril Jovem, desta vez para o público feminino. Com tiragem de 110 mil exemplares, a publicação, também da Disney, mas no estilo mangá, vende de 70 mil a 75 mil exemplares por mês e tem dado novo fôlego ao filão das assinaturas.
Bons personagens, experiências testadas e aprovadas no exterior e segmentação de mercado. Tudo leva a crer que a nova série de heróis da Abril pode voltar a engrossar o mercado nacional. Mas, em se tratando de HQs, o leitor só acredita mesmo vendo. (DA)


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