São Paulo, quinta, 8 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Artista povoa SP com pirilampos

da Redação

A maior diversão de Zica Bergami nos anos 20 era sentar na frente de sua casa, próximo ao cristalino rio Tietê, e observar pirilampos.
A partir de hoje, a artista plástica de 83 anos mostra no Mercado de Arte e Cultura desenhos realizados com "nanquim, papel e muita saudade" que retratam essa São Paulo "brejeira".
Os desenhos de Zica Bergami, autora do livro "Onde Estão os Pirilampos?", revelam cenas ingênuas do cotidiano paulistano em traços igualmente ingênuos.
A artista, que começou a pintar em 1945, ano do final da Segunda Guerra, diz que nunca frequentou academias de arte.
Descobertos pelo renomado crítico Sérgio Milliet, porém, seus desenhos de bailes, crianças brincando na rua e jogos de futebol de várzea já estiveram em diversos museus, em exposições na França, Holanda, Itália, Israel, México e em todo o Brasil.
Bergami não está sozinha na mostra "Duas Vezes São Paulo". Os desenhos em preto-e-branco da artista estão expostos ao lado das multicoloridas pinturas da pernambucana Clara Cavendish, 50 anos mais nova que Bergami.
Enquanto Zica mostra uma cidade comportada, à luz de lampiões de gás, Clara pinta cenas intensas, com carros em velocidade e prédios de mais de 20 andares, cenas ambientadas em locais como a iluminada avenida Paulista.
Serestas
Hoje, a partir das 20h, Zica Bergami também apresenta a sua saudade de São Paulo embalada em outra de suas habilidades artísticas.
Acompanhada do violonista Lupe Albano, ela canta algumas das dezenas de tangos, marchinhas e boleros que compõe desde o final da década de 50.
O maior"hit" da artista é a valsa "Lampião de Gás" (1959), gravada por Inezita Barroso e que Caetano Veloso cantou em 1995 para 100 mil na esquina da Ipiranga com a São João.
O violonista Lupe Albano acompanha Zica e também dedilha algumas composições de seu trabalho solo, que mescla o antológico e o anônimo.
(CASSIANO ELEK MACHADO)
Exposição: Zica Bergami
Quando: hoje, a partir das 20h; segunda a sexta, das 14h às 20h. Até 27 de junho Onde: Mercado de Arte e Cultura (r. Artur de Azevedo, Pinheiros, tel. 011/3064-5606)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã