São Paulo, quinta, 8 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denise Milan esconde e expõe cristais de rocha no Masp

da Redação

A partir de hoje, Denise Milan ocupa o mezanino do Masp com blocos de granito, massa vulcânica e drusas cristalinas. A artista plástica inaugura a exposição "Gênese", série de esculturas produzida após dez anos de pesquisa com minerais.
Segundo Silvia Meira, curadora da mostra, "Gênese" é metáfora da criação e formação do ser humano. "Não podemos esquecer que viemos da terra e para ela voltaremos", afirma.
Para reconstruir, didaticamente, o caminho de formação das pedras brasileiras, a mostra foi dividida em três partes: "Origens", "A Via Cristalina" e "O Magma Celestial". "Quero que as pessoas conheçam este percurso e sejam atravessadas por ele", diz Denise.
Na primeira parte da exposição, não se vêem os cristais, que ficam dentro dos geodos, tipo de formação rochosa primitiva que dá origem ao cristal.
Em "A Via Cristalina", que representa o crescimento, pedaços dos geodos são retirados e os cristais aparecem.
De acordo com a curadora Silvia, a intenção é desvendar a organização interna do cristal. "Esta etapa mostra como ele vai se transformando, de massa amorfa e caótica, em formas geométricas, como ele vai adquirindo simetria", explica a curadora.
A última fase expõe geodos vulcânicos completamente fechados. "O Magma Celestial" exibe estas rochas de lava vulcânica, em formato oval, dependuradas no ar. Assim como na primeira parte, os cristais não podem ser vistos, mas sabe-se que estão lá.
Performance
Hoje, na abertura de "Gênese", o poeta Haroldo de Campos vai fazer uma performance com leitura de poemas inspirados na produção de Denise.
Os textos que serão lidos por Campos fazem parte do livro "Cadumbra", que sobrepõe poesias a reproduções das esculturas e obras da artista (leia texto ao lado).
O músico experimental Cid Campos criou duas composições que podem ser ouvidas no início e no fim da exposição.
A base de "O Veio da Pedra" (quatro minutos) e "Prismas" (três minutos) veio de sons gravados numa pedreira em Campinas (SP), onde assistentes de Denise quebravam as rochas no preparo da exposição. "É uma forma de atingir o público pela sonoridade dos cristais", afirma Cid.
(FERNANDO OLIVA)

Mostra: Gênese (esculturas de Denise Milan)
Onde: Masp (Museu de Arte de São Paulo), av. Paulista, 1.578, tel. 011/251-5644
Vernissage: hoje, às 19h (performance de Haroldo de Campos e Cid Campos)
Quando: até 29 de junho, terça a domingo (11h às 18h), quinta (11h às 20h)
Quanto: R$ 6 e R$ 3 (estudantes com carteirinha da Une e Ubes)





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã