UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Aventura na Ilha Encantada
Record, 14h.
 
(Journey to Spirit Island). EUA, 91, 83 min. Direção: Laszlo Pal. Com Bettina, Brandon Douglas. Homens brancos gananciosos pretendem transformar ilha sagrada dos índios em atração turística, com direito a hotel de luxo. E brancos gananciosos querem explorar a questão em filme.

De Volta para Casa
Globo, 15h30.
  
(Dutch). EUA, 92, 108 min. Direção: Peter Failman. Com Ed O'Neill, JoBeth Williams. Dutch é o homem que vai buscar o filho de sua namorada no colégio interno, para que passe uns feriados em casa. Mas os dois não se entendem nem no caminho. Comédia.

Gênio Desafiando a Gravidade e o Amor
SBT, 15h45.
 
(Genius). EUA, 99. Direção: Rod Daniel. Com Trevor Morgan, Emmy Rossum. Garoto genial é, claro, introvertido. Ele descobrirá uma segunda personalidade, descolada e popular, a fim de conquistar garota pela qual se apaixonou. Da série "títulos longos e idéias curtas".

Leão Branco - Lutador sem Lei
Record, 21h.
 
(Lionheart). EUA, 90, 103 min. Direção: Sheldon Lettich. Com Jean-Claude van Damme, Harrison Page. Ao saber que seu irmão está ferido em Los Angeles, Van Damme deserta da Legião Estrangeira francesa. Seu primeiro problema, na verdade, será conseguir desertar. O segundo, bem menor, será sobreviver nos EUA e auxiliar o irmão. Para tanto, ele contará com seus dotes invulgares de lutador de rua. Para fãs do gênero.

A Chave de Orion
Bandeirantes, 22h15.
 
(Shadowchaser 4). EUA, 96, 99 min. Direção: Mark Roper. Com Frank Zagarino, Jannifer MacDonald. Na África, arqueólogos descobrem o que sempre descobrem arqueólogos de cinema: vestígios de aliens. Seguem-se tolices conexas.

Intercine
Globo, 1h50.

Passa na quinta o mais votado entre "Jogo de Assassinos" (96, de Albert Pyun, com Christopher Lambert, Ice T) e "A Primeira Página" (74, de Billy Wilder, com Jack Lemmon, Walter Matthau).

Ato Imoral
Globo, 3h45.
 
(If Looks Could Kill: The Johnson Hawkins Story). EUA, 96. Direção: Sheldon Larry. Com Antonio Sabato Jr., Maury Chayrin. Vigarista especializado na sedução de homens e mulheres simula a morte de um amante, a fim de receber uma bolada do seguro. Mas acaba envolvido, realmente, em um assassinato. Feito para TV (e, claro, baseado em fatos reais). Policial. (IA)

Sobreviventes da beleza

DA REDAÇÃO

James Dean e Marlon Brando são sobreviventes. Não importa se o primeiro morreu em 1955, aos 24 anos. Mesmo durante décadas mais tarde, Dean, ou ao menos o ícone, competiria com Brando pelo posto do verdadeiro "selvagem".
Posto que era ocupado por Brando em "O Selvagem" (Cinemax Prime, 12h45), de 1953, mais interessante hoje pelo simbólico do que pelo conteúdo.
Do mesmo período, "Assim Caminha a Humanidade" (Cinemax, 10h45), de 1956, seria o último registro de Dean, aquele que entrou para a história.
Não deixa de ser sobrevivência, hoje, a carreira de Brando, o ex-belo motoqueiro que desprezou a indústria. Daí que, quase 50 anos depois, Dean continua soprando a velha máxima que fala das razões para se morrer jovem.
(BRUNO YUTAKA SAITO)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Lula faz gol de pança!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.