São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Monólogo inicia programação em homenagem a Hilda Hilst

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A escritora Hilda Hilst é homenageada com mostra cujo ponto central é "O Espírito da Coisa", monólogo que estreia hoje, iniciando a programação, no teatro Centro da Terra (r. Piracuama, 19, tel. 0/xx/11/3675-1595; hoje, às 21h; até 28/6; sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 20hs; R$ 20 a R$ 40; 16 anos).
O evento conta ainda com outros espetáculos, leituras dramáticas e filmes inspirados em sua obra, além de uma exposição, palestras e um recital de música (mais informações no site www.centrodaterra.com.br).
"Hilda Hilst - O Espírito da Coisa" resgata a trajetória dessa artista que, apesar de ser um dos grandes nomes da literatura do país, amargou fama de maldita.
Além de temas caros à escritora, como a presença de Deus, a morte e a paixão pelas palavras e pelos prazeres carnais, o espetáculo retrata a mudança definitiva que ocasionou sua troca da metrópole pelo campo.
No cenário concebido pelo diretor Ruy Cortez, a figueira, sua companheira no universo de reclusão, ganha um retrato poético. Uma grande árvore vermelha aparece suspensa no teto.
No chão, raízes apoiam escrivaninhas, sugerindo o apego à existência terrestre e a mistura entre vida e obra. "Busquei a melhor maneira de traduzir o universo múltiplo de Hilda, ao mesmo tempo dramático, lírico, trágico e grotesco", diz Cortez.
(GABRIELA MELLÃO)


Texto Anterior: Os Satyros levam Elizabeth 1ª a peça "hippie-psicodélica"
Próximo Texto: Star Orchestra reúne vanguarda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.