São Paulo, sábado, 08 de maio de 2010

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Cultura se alia à TV Brasil em novo programa

tem Criado por Elifas Andreato, "Almanaque Brasil" traz curiosidades ligadas ao país em revista de variedades

Atração adapta 6.000 verbetes que vão de invenções de Santos Dumont a cartas de Henfil e propagandas clássicas


CLARICE CARDOSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi no meio do caminho entre o lugar em que os camelos se ajoelham -uma das teses para a origem da palavra "almanaque"- e as viagens à Disney de famílias em férias que nasceu o "Almanaque Brasil", programa que estreia hoje, na TV Brasil, e amanhã, na Cultura.
O primeiro programa a ser exibido pelas duas emissoras públicas é uma parceria entre o canal paulista e o artista gráfico Elifas Andreato. Foi ele quem procurou a emissora com o projeto de adaptar a revista homônima que criou e é distribuída em voos da TAM (leia abaixo). Feito o primeiro programa, foram mostrá-lo à TV Brasil.
"O programa tem cara de TV pública, por isso ela foi o primeiro parceiro em que pensamos, apesar de haver quem pense que nós e a TV Brasil devêssemos andar em trilhos separados", disse à Folha o presidente da emissora, Paulo Markun, no lançamento da produção, na quarta, em São Paulo. "A Cultura é a mais bem-sucedida e antiga TV pública, e as parcerias nos ajudam a afirmar a independência dessas emissoras, seja qual for a instância do governo a que estão ligadas", afirmou a presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Tereza Cruvinel.

Vale tudo
Na atração comandada pela cantora Luciana Mello, os almanaques viram pretexto para amarrar em um programa toda sorte de informação ligada à brasilidade. Boa parte delas são adaptadas dos quase 6.000 verbetes publicados por Andreato -e que já viraram programetes nos intervalos da Cultura.
Com vinhetas animadas a amarrar tudo, entram de invenções de Santos Dumont a cartas de Henfil, de propagandas clássicas a peões das crianças amazônicas. Evocando nacionalismo e, pelos trechos exibidos a convidados, com o tom educativo -às vezes institucional- que se pode esperar de produções assim, "Alamanaque" exalta com saudosismo as antigas publicações e tenta se aproximar do público jovem com o personagem Almanaquias.
Vivido por Robson Nunes, conhecido dos pequenos pelo canal pago Disney Channel, ele dá graça com trava-línguas e testes de conhecimentos ligados ao país. "É como "O Feitiço de Áquila", a Luciana e eu não nos encontramos na tela, mas nos complementamos. O Almanaquias é a parte lúdica, um elo com todas as idades, dos mais velhos que cresceram com almanaques às crianças", diz.


ALMANAQUE BRASIL

Quando: sáb., às 19h, na TV Brasil, e dom., às 19h30, na Cultura
Classificação: livre




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