São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Uma Loira em Minha Vida
SBT, 14h30.

(The Marrying Man). EUA, 1991, 116 min. Direção: Jerry Rees. Com Alec Baldwin. Às vésperas de seu casamento, rico bonitão é levado para Las Vegas pelos amigos para uma despedida de solteiro. Ele se apaixona perdidamente por uma cantora, que é propriedade de um chefão local.

A Volta do Agente da U.N.C.L.E.
Rede TV!, 16h15.

(The Return of the Man from U.N.C.L.E.). EUA, 1983, 96 min. Direção: Ray Austin. Com Robert Vaughn. Quinze anos depois de desativados, os agentes Napoleon Solo e Ilya Kuryakin, da série de TV dos anos 60, voltam à ativa, quando uma organização rouba bomba atômica e exige uma fortuna em troca.

Temporada de Caça
Record, 22h10.

(Affliction). EUA, 1997, 117 min. Direção: Paul Schrader. Com Nick Nolte. Nick Nolte é o mau marido e mau xerife de pequena cidade. Haverá um crime a investigar. Mas o principal gira em torno das relações de Nolte com seu pai opressivo, James Coburn, que ganhou o Oscar de melhor coadjuvante pelo filme.

Star Wars - Episódio 4 - Uma Nova Esperança
SBT, 22h15.

(Star Wars - Episode 4: A New Hope). EUA, 1977, 125 min. Direção: George Lucas. Com Harrison Ford, Mark Hamill. O primeiro episódio da série a ser filmado, conhecido originalmente como "Guerra nas Estrelas". Em que Luke Skywalker se junta a outros rebeldes, a fim de livrar a princesa Léia das garras do Império e, sobretudo, do sinistro Darth Vader. Todo o universo de George Lucas definiu-se aqui: a remissão aos velhos seriados, a constituição de um cinema com real idealizado, a opção pela alta tecnologia.

Código para o Inferno
Globo, 23h45.

(Mercury Rising). EUA, 1998, 115 min. Direção: Harold Becker. Com Bruce Willis. Um menino autista, de apenas nove anos, invade inadvertidamente os computadores secretíssimos do governo americano. Alec Baldwin é o burocrata que, por burocrático, entende que a melhor solução para o caso é matá-lo. Bruce Willis, agente rebelde e simpático, logo percebe que isso é uma insânia e toma as dores do garoto. A ironia da situação (pois autista é aquele que não comunica) ajuda esse thriller.

Máfia!
SBT, 0h30.

(Jane Austen's Mafia). EUA, 1998, 86 min. Direção: Jim Abrahams. Com Jay Mohr. Paródia de "O Poderoso Chefão". No título original, o nome Jane Austen é um "nonsense", claro. Ele ocupa o lugar reservado ao nome de Mario Puzzo na saga de Coppola. Não é por nada, mas esse veio paródico de Abrahams já deu o que tinha e o que não tinha para dar.

Triângulo da Sedução
Bandeirantes, 1h30.

(Different Strokes: The Story of Jack & Jill... and Jill). EUA, 1996, 88 min. Direção: Michael Paul Girard. Com Dana Plato. Fotógrafo de moda da Califórnia, realizado profissional e afetivamente, vê sua vida tranquila mudar quando conhece uma belíssima diretora de arte de Nova York. A bela é Dana Plato, atriz que teve fama e morreu em 1999.

Até que o Dinheiro nos Separe
SBT, 2h05.

(Sour Grapes). EUA, 1998, 91 min. Direção: Larry David. Com Steven Weber, Craig Bierko. Depois de perder todo seu dinheiro na jogatina, Bierko pede moeda a Weber para jogar numa máquina. Ganha. Quem fica com a grana?

O Amor É Fogo
SBT, 3h40.

(Pyromaniac's Love Story). EUA, 1995. Direção: Joshua Brand. Com William Baldwin. Jovem incendiário ainda ama a ex-namorada, que gosta do confeiteiro Sérgio, apaixonado por outra garota. Ciranda amorosa à Drummond que termina quando pega fogo a confeitaria e todos querem assumir a culpa.

Origem Desconhecida
SBT, 5h25.

(Of Unknown Origin). Canadá/EUA, 1983, 88 min. Direção: George P. Cosmatos. Com Peter Weller. Ratos infestam a casa de Weller, quando mulher e filho saem de férias. Ele leva o duelo a ferro e fogo, como um duelo de espécies.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Evocação de um Rio que passou

A necessidade de estar a favor do vento é talvez o defeito mais evidente do cinema de Bruno Barreto, o que o leva a fazer coisas para as quais não está preparado ("O que É Isso, Companheiro?") ou meramente comerciais ("Dona Flor").
Sua mise-en-scène, que se pretende clássica, é com mais frequência acadêmica, resigna-se a executar sem questionar o cinema ou o espectador.
No entanto, "Bossa Nova" (Cinemax, 23h45) tem um quê de tocante sinceridade. Há quem o recrimine por mostrar um Rio de Janeiro suave e sem conflitos.
Talvez seja justamente esse o mérito do filme: não é uma cidade real, mas uma cidade amada, idealizada, o que nos é mostrado: o Rio da bossa nova, em suma, abordado com disfarçada nostalgia. (INÁCIO ARAUJO)

DOCUMENTÁRIO

"Nosso Século" estréia na TV Cultura e Arte
A TV Cultura e Arte apresenta hoje, às 21h55, o primeiro episódio da série de documentários "Nosso Século", uma espécie de enciclopédia visual produzida na França em 1999. O programa de hoje é dedicado ao período de 1900 a 1914, ressaltando o espírito da "belle époque" e os conflitos que levaram à Primeira Guerra.

SKATE

Sportv transmite campeonato ao vivo
O Skate Pro Internacional, que acontece hoje e amanhã, a partir das 15h30, no vale do Anhangabaú, em São Paulo, terá cobertura ao vivo do canal Sportv. Com público esperado de 10 mil espectadores, o campeonato reúne nomes como Lincoln Ueda, Renton Millar, Sandro Dias, Cristiano Mateus e Pierre Luc Gagnon.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Não chores por mim, Argentina, que hoje é tu na latrina!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.