São Paulo, segunda, 8 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acontece pelo Brasil
Crianças esculpem no Museu de Fundição

ESTANISLAU MARIA
da Agência Folha, em Florianópolis

Em um museu de Joinville (SC), crianças e jovens se transformam em artesãos durante a visita e, ao final, levam para casa uma pequena estatueta fundida a partir de latas usadas, cobradas como pagamento do "ingresso" .
O Museu de Fundição oferece um tipo de visita interativa, orientada por professores, na qual os visitantes acompanham na prática o processo de fundição de metal.
"Desde a sala onde estão as rochas compostas de minerais até chegar nas peças esculpidas com metal fundido, tudo toma um novo sentido para as crianças", afirmou a coordenadora do museu, professora Maria Aparecida Borguetti Zafalon.
Fundado em 1981, o museu foi idealizado pela família Schimidt, imigrantes alemães que instalaram no começo do século a Fundição Tupy em Joinville. A partir da fundição, criou-se a Escola Técnica Tupy, em frente à fábrica, e que hoje abriga o museu.
É na fundição da escola que as latinhas de alumínio são hoje transformadas em arte. "Além da beleza de um museu, as crianças descobrem também a reciclagem", disse o professor Roque Antônio Mattei, diretor da escola.
As primeiras peças do acervo foram máquinas substituídas da fundição, que, com o tempo, passaram a dividir espaço com peças esculpidas ali ou trazidas de outros lugares. Hoje, o local mantém um acervo com mais de 500 peças.
O museu tem curiosidades, como o primeiro corpo de motor de automóvel inteiramente fundido no Brasil -um motor Ford, usado no Galaxie.
Há também raridades, como uma réplica do 14 Bis, em escala de 1 para 50 -em todo mundo, há apenas sete iguais, e até um fragmento do foguete Saturno, lançado em 1964.
A vedete do museu, porém, é escultura "Fundidor Estilizado", do artista Ugo Góes. A peça reproduz a imagem de um homem virando o metal fundido dentro de um molde. O original, com cerca de 20 cm de altura, está exposto no museu. Na visita, são produzidas réplicas de 5 cm dessa escultura.
Para fazer a visita interativa, é preciso marcar com antecedência. A fundição da escola recebe grupos de dez a 20 pessoas. Até setembro próximo, não há mais vagas. Menores de 13 anos devem estar acompanhados dos pais.

O quê: Museu de Fundição (r. Albano Schimidt, 3.333, Joinville, SC, tel. 047/432-0133, r. 241)
Quando: seg. a sex., das 8h às 12h, das 14h às 17h30 e das 18h30 às 21h30; visitas com fundição e aos fins-de-semana devem ser marcadas por telefone
Quanto: entrada franca; visita com fundição, seis latas de alumínio



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.