São Paulo, segunda, 8 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brincadeiras mostram índios

LUÍS INDRIUNAS
da Agência Folha, em Belém

Puxando a vela de um barco, arrancando frutos amazônicos da árvore, abrindo pequenas portas, lendo pergaminhos de um baú ou pescando, a criança que visita a exposição "Os Primeiros Moradores da Amazônia", do Museu Emílio Goeldi, em Belém, PA, aprende, brincando, um pouco da história dos índios.
A primeira brincadeira da exposição é girar uma manivela e ler a teoria do êxodo dos primeiros habitantes das Américas. Enquanto o texto roda, um mapa mostra o caminho que o homem fez do hemisfério norte até a Amazônia.
Dividida em três fases (arqueologia, primeiro contato com o branco e a situação indígena atual), a exposição ocupa um pequeno ambiente na biblioteca do museu.
O material utilizado é simples -isopor, tintas coloridas, objetos indígenas, madeira, papel e papelão.
Segundo o chefe do serviço de educação e extensão cultural do museu, Luiz Fagury Videira, nessa exposição foram gastos apenas R$ 600. "Por contenção de despesas, acabamos reciclando todo o material", disse Videira.
Desde o início da mostra, em abril de 1997, já visitaram o local cerca de 5.000 pessoas.
As visitas monitoradas são as mais frequentes. "Mesmo o público infantil não está acostumado a mexer nos objetos, e os monitores acabam incentivando", afirmou Videira.
A estudante Luana Cristina da Silva Rabela, 12, que visitava a biblioteca na semana passada, sentia-se intimidada, mas acabou descobrindo que podia brincar. "A pesca é o mais divertido", disse ela.
A pequena mostra faz as crianças tirarem conclusões. Bruno Ramiro, 14, gostou das cavernas simulando o habitat dos primeiros moradores da região. "Eles é que davam duro, nós temos tudo na mordomia", atesta.

Exposição: Os Primeiros Moradores da Amazônia Onde: Museu Emílio Goeldi (av. Magalhães Barata, 376, Belém, PA) Quando: seg. a sex., das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.