São Paulo, segunda, 8 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bumba-Meu-Boi terá 20 dias de festa

LIGIA BRASLAUSKAS
da Agência Folha, em São Luís

Começa na quarta-feira, em São Luís, a maior festa folclórica do Maranhão, com 20 dias de música, dança e espetáculo cultural. O Bumba-Meu-Boi funde tradições das culturas portuguesa, negra e índia, todas presentes no Estado.
A cidade espera receber neste período cerca de 10 mil pessoas vindas do interior do Maranhão e de outros Estados. São Luís terá 50 arraiais que receberão os cerca de 300 grupos de Bumba-Meu-Boi -entre eles, os dois maiores, Boi Madre Deus e Boi Maracanã- e mais de 400 quadrilhas.
O período forte das comemorações acontece entre 23 e 29 de junho. "Nesses dias, a festa começa por volta das 17h e só termina na manhã seguinte", conta Luís Henrique Bulcão, 48, secretário estadual de Cultura.
A maioria dos arraiais foi construída diretamente pela população. São grupos organizados, como associações de moradores de bairro, que encontram uma área livre e a preparam para a festa.
A preparação dos arraiais já é um espetáculo -trabalham dezenas de pessoas, de crianças a idosos. João Carlos Souza, 8, ajudava, na semana passada, a abrir tiras de palha para fazer a cobertura das barracas. "Gosto de ajudar, para depois poder brincar", disse.
Além das apresentações do Bumba-Meu-Boi e das quadrilhas, haverá shows com artistas ligados à música maranhense, como Papete e Beto Pereira, entre outros.
A Secretaria de Cultura do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão. Uma parte do dinheiro veio da Telebrás e empresas conveniadas. A outra, do Ministério da Cultura, por meio de um programa que incentiva o mecenato.
Os recursos foram usados para a construção de grandes arraiais, shows artísticos e outros tipos de incentivo, tanto em São Luís, como nas cidades maranhenses de Caxias, Imperatriz e São Benedito.
Longe da fama que goza atualmente a Festa do Boi de Parintins (AM), São Luís pretende atrair um número crescente de turistas. Para Bulcão, a festa em Parintins recebe mais gente porque a beleza e a riqueza cultural da festa em São Luís ainda não é conhecida.
"Em Parintins, eles têm "boiódromo' e dois grupos de bois. Aqui, a festa acontece na cidade inteira, e são mais de 300 bois passando pelas ruas."

O quê: festa do Bumba-Meu-Boi Onde: São Luís (MA) Quando: de 10 a 29 de junho


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.