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Manifestação já foi proibida
da Agência Folha, em São Luís
Não é precisa a informação de
quando e onde surgiu o Bumba-Meu-Boi. Os primeiros registros estão relacionados com a Civilização do Couro (séculos 17 e
18), que ocorreu com o aumento
da criação de gado no Nordeste.
Na época, o Bumba-Meu-Boi era
visto como uma brincadeira de escravos, que representava a relação
de poder entre o branco e o negro.
"Pelo fato de os negros estarem
numa posição de dominados na
estrutura social, a festa do Bumba-Meu-Boi sofria preconceitos,
sendo considerado uma brincadeira ruidosa e anarquista", disse
Maria Michol Pinho de Carvalho,
48, diretora do Centro de Cultura
Popular do Maranhão.
Ela afirmou que, em 1864, no
"Jornal de Recife", foi publicado
que o Bumba-Meu-Boi era "uma
dança de um monte de negrotes,
barulhenta e confusa". Na mesma
época, entre 1861 e 1867, a manifestação foi proibida pela polícia.
Já neste século, durante os anos
50 e até o início dos 60, os grupos
de bois não podiam se apresentar
no centro da cidade, mas apenas
na periferia. Segundo Maria Michol, a proibição ocorreu para evitar que a festa fosse um incômodo
para as famílias mais abastadas.
O escritor Américo Azevedo Neto, 56, declarou que uma das razões para a proibição foi a folia e a
miscigenação da festa, paralelo ao
encontro religioso. Os grupos pagam promessas e são batizados no
dia de São João. "Antigamente, os
padres não aceitavam a relação da
festa com religiosidade", disse.
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