São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Obra-prima do soldado Gitai

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não falta quem se queixe de "O Dia do Perdão" (Telecine Pipoca, 0h55). São pessoas indignadas com um filme de guerra que nos sonega a ação.
Com todo respeito, é uma questão de olhar. O que não falta é ação no filme de Amos Gitai. Existe a descrição detalhada da queda de um helicóptero, o pânico causado em Israel pelo ataque de surpresa dos árabes (sírios e egípcios, salvo erro) e a, digamos, terrível tentativa de salvamento de um ferido na lama.
A rigor, a real perversidade de "O Dia do Perdão" consiste em nos mostrar que a guerra não é uma festa -idéia fixa de espectadores de cinema- e, pior, vê-la pelos olhos de um soldado que, por coincidência, tornou-se mais tarde um grande diretor de cinema e fez, aqui, talvez, sua obra-prima.

TV ABERTA

O Reino Secreto
Record, 14h.
(The Secret Kingdom). EUA, 1995, 89 min. Direção: David Schmoeller. Com Billy O'Sullivan, Jamieson K. Price, Tricia Dickson, Andrew Ducote. Irmãozinho convence os irmãos adolescentes a investigar sua história, segundo a qual existiria uma cidade em miniatura sob a pia da cozinha da casa deles. Eles vão checar e a cidadezinha existe mesmo. Pior: eles acabam sendo transportados para esse minimundo cheio de maxiperigos.

As Aventuras de Rocky & Bullwinkle
Globo, 15h50.
(The Adventures of Rocky & Bullwinkle). EUA, 2000, 88 min. Direção: Des McAnuff. Com Rene Russo, Jason Alexander, Randy Quaid. Rocky, o esquilo voador, e seu amigo Bullwinkle, personagens de uma série de desenhos animados que satirizava a Guerra Fria, têm uma surpresa: seus antigos inimigos, os espiões Boris Badenov e Natasha Fatale, escapam do mundo dos desenhos, adquirem carne e osso e voltam ao combate, mesmo se a Guerra Fria já terminou. Princípio animador para filme infantil.

Spot, um Cão da Pesada
SBT, 22h30.
(See Spot Run). EUA, 2001, 94 min. Direção: John Whitesell. Com David Arquete, Leslie Bibb, Angus T. Jones, Anthony Anderson. O encontro entre um carteiro muito trapalhão e um cachorro treinado pelo FBI para integrar o serviço de proteção a testemunhas é o que faz ou deveria, talvez, fazer o humor desta comédia.

Intercine
Globo, 1h40.
Para sexta-feira, o espectador-votante pode escolher entre o terror "Medo em Cherry Falls" (2000, de Geoffrey Wright, com Brittany Murphy, Michael Biehn, Jesse Bradford, Douglas Spain) e a comédia "Perdidos em Nova York" (1999, de Sam Wisman, com Steve Martin, Goldie Hawn, John Cleese, Oliver Hudson).

Crime e Paixão
Bandeirantes, 2h10.
(Hustle). EUA, 1975, 120 min. Direção: Robert Aldrich. Com Burt Reynolds, Catherine Deneuve, Ernest Borgnine, Paul Winfield, Eileen Brennan. O crime é um: o assassinato de uma prostituta. As paixões são, a rigor, duas: a do detetive Burt por outra prostituta, e a do pai da moça morta pela própria, que o leva a investigar o caso por conta própria. Aldrich em momento baixo, para seus padrões.

O Furacão
SBT, 2h40.
(The Hurricane). EUA, 1999, 145 min. Direção: Norman Jewison. Com Denzel Washington, John Hannah, Deborah Kara Unger. História do boxeador negro Rubin Carter (portanto, condenado por um crime que não praticou) e de sua tentativa para demonstrar sua inocência. Boa causa,bem à moda de Jewison. Mas quem faz a diferença é mesmo o velho e bom Denzel. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: "Exclusivo! Pulseira pra entrar na CPI!"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.