São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

FMs lançam movimento por TVs comunitárias

Francisco C. Inácio/SBT
PANCADARIA
Assistido por Vera Zimmermann, Carlos Casagrande agride Alexandre Frota em cena da nova fase da novela "Marisol", do SBT; a imagem será exibida entre 19 e 24 de agosto


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Entidade que congrega 1.300 rádios comunitárias no país, a maioria delas clandestinas, o Fórum Democracia na Comunicação lança na próxima segunda uma campanha pela criação e legalização de TVs comunitárias.
O encontro, na Câmara Municipal de São Paulo, às 19h, deverá reunir cerca de 500 pessoas. O fórum liderou o movimento que resultou na aprovação de lei federal, em 1998, criando as rádios comunitárias, de baixo alcance.
Segundo José Carlos Rocha, coordenador do fórum, existem cerca de 30 TVs clandestinas no Estado de São Paulo, que entram no ar apenas eventualmente.
A idéia do fórum é pressionar deputados e o futuro governo federal a elaborar uma lei para TVs comunitárias semelhante à das rádios comunitárias. Seriam emissoras abertas, com alcance limitado a alguns bairros, administradas por entidades sem fins lucrativos. "Com as eleições, há um cenário favorável para o movimento das TVs comunitárias", diz Rocha. "Nossa proposta será uma TV em cada bairro."
Segundo Rocha, professor de ética nas comunicações da Faculdade Cásper Líbero, países como a Colômbia têm TVs comunitárias abertas legalizadas. Rocha afirma que os canais comunitários, distribuídos por operadoras de cabo, não emplacaram no Brasil, devido à baixa penetração da TV paga. As emissoras comerciais são contra TVs comunitárias.

OUTRO CANAL

Limpeza 1
Há três anos no ar, o policial "Linha Direta" vai sair da programação da Globo em novembro. A princípio, volta em janeiro. As gravações do programa acabam já neste mês. Sua vaga será ocupada por um rodízio de programas, entre eles o "Brava Gente".

Limpeza 2
Outro programa que sai do ar, com a justificativa do horário eleitoral, é o "Gente Inocente?!", já neste mês. A Globo promete voltar a exibir o infantil no ano que vem. Mas tem gente achando que a emissora está aproveitando a justificativa do horário eleitoral para eliminar definitivamente programas desgastados, como fez em 2000 com o "Você Decide".

Quarteirão
A exibição do filme "O Sexto Sentido", anteontem, rendeu 28 pontos de média ao SBT, contra 14 da Globo. Bateu o "Casseta & Planeta", "Brava Gente" e "Jornal da Globo". Com isso, a entrevista de Lula ao telejornal de Ana Paula Padrão deu apenas 10 pontos _na segunda, com Ciro Gomes, emplacou 15 pontos.

Regional
A Globo vai exibir até cinco jogos simultaneamente do Brasileiro deste ano. Até o ano passado, só podia transmitir dois. Pelo menos em algumas regiões, isso vai acabar com a hegemonia de Corinthians e Flamengo. Domingo, serão Inter x Flamengo para o Rio, Atlético-MG x Corinthians (SP), Fluminense x Cruzeiro (MG), Palmeiras x Grêmio (RS) e Guarani x Atlético-PR (PR).

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Que azar! Tirou da Argentina e botou no Uruguai
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.