São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Literatura

Série expõe autores na lente de Sabino

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma faceta menos conhecida do escritor Fernando Sabino (1923-2004) será relembrada a partir de hoje, às 22h35, na faixa "É Tudo Verdade", apresentada por Amir Labaki. O programa exibirá 11 curtas-metragens dirigidos pelo cronista, em parceria com o cineasta David Neves, nos anos 70.
Os filmes levam a marca de Sabino: sensibilidade e sobretudo bom humor, que conseguiram até mesmo desarmar a notória sisudez de um colega de letras e conterrâneo, o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Este aparece fazendo brincadeiras para o amigo Sabino, nas ruas do Rio de Janeiro, em "Carlos Drummond de Andrade - O Fazendeiro do Ar", curta-metragem que revela ainda a importância visual das palavras na poesia do poeta mineiro e de sua relação com a família.
O programa mostra hoje outros três curtas da dupla Sabino e Neves, com escritores contemporâneos do cronista: "Manuel Bandeira - O Habitante de Pasárgada", "João Cabral de Melo Neto - O Curso do Poeta" e "Vinícius de Moraes - Música, Poesia e Amor". Em todos eles, Sabino imprime outra característica de sua obra: a capacidade ímpar de observação do cotidiano, traduzida nas imagens de Bandeira, Melo Neto e Moraes em cenas corriqueiras, que dizem muito dos autores.


É TUDO VERDADE, COM AMIR LABAKI
Quando:
hoje, às 22h35
Onde: Canal Brasil


Texto Anterior: Debate: Verissimo fala sobre humor hoje no CCBB
Próximo Texto: Crítica: Van Sant leva Kidman ao 1º time das atrizes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.