São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro destaca Espanha, terceiro maior produtor mundial de vinho

País é marcado pela diversidade de regiões e estilos da bebida

DE SÃO PAULO

O décimo volume da Coleção Folha O Mundo do Vinho, nas bancas no próximo domingo (dia 15), enfoca a produção da Espanha.
Reconhecida como o berço da cozinha de vanguarda, o país ibérico também é uma das regiões vitivinícolas mais empolgantes do planeta.
Se desde o século 19 já eram famosos o Jerez, o fortificado de Andaluzia e os tintos da região de Rioja -cujos produtores seguiram de perto o modelo francês para elaborá-los-, outras regiões vêm se destacando.
A Espanha, país de maior extensão de vinhedos plantados do planeta e terceiro maior produtor mundial -entrou na modernidade após o fim da ditadura imposta pelo governo do general Francisco Franco.
A presença de enólogos estrangeiros e os investimentos em tecnologia revitalizaram a indústria do vinho.
A diversidade de regiões vitivinícolas colocam no mercado exemplares dos mais variados estilos. Um dos mais conhecidos é o cava, espumante produzido na Catalunha pelo mesmo método com que se fazem os champanhes.
Assim como na gastronomia, vanguarda é a palavra de ordem de diversos produtores, muitos deles instalados em regiões há pouco desbravadas, como Bierzo, Toro e Cigales, áreas localizadas na região de Castilla y León.
Se há regiões despontando nesse cenário, outras já adquiriram grande prestígio, como Priorato e Ribera del Duero. A primeira aposta na tinta Garnacha (a francesa Grenache) e a segunda produz tintos estruturados, como a Tinta del País ou o Tinto Fino, denominação local da grande casta espanhola, a tempranillo.
O país também produz brancos interessantes, como os feitos das uvas verdejo, além de rosados, que nascem em Navarra.


Texto Anterior: Vanessa vê TV: Muito além da verossimilhança
Próximo Texto: Coleção Folha destaca sambas descontraídos de Geraldo Pereira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.