UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Série vê o artista e seu lugar na história

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Um dos maiores problemas de documentários musicais na TV é o fato de simplesmente acumularem dados biográficos da personalidade em questão, sem levar em conta o momento histórico.
A série "Behind the Music", que é exibida no canal Multishow na faixa "Por Trás da Fama", lembra que um artista pop é também reflexo de um momento específico.
Neste mês, o canal exibe episódios dedicados a anos que marcaram (sob a ótica americana) o fim ou o início de algumas "revoluções". Hoje vai ao ar o especial sobre 1972; amanhã, o de 1981.
No caso de "1972", por exemplo, é quase impossível falar da música sem levar em conta os percalços do governo de Richard Nixon e a luta contra a Guerra do Vietnã.
Segundo o documentário (que traz o relato de políticos e jornalistas), 1972 foi o ano em que "o idealismo deu lugar ao cinismo".
O cinema seguia o espírito de "fim da inocência" com filmes como "O Poderoso Chefão" e "Laranja Mecânica".
Na música, John Lennon iniciava um movimento antiguerra e era deportado; Alice Cooper servia de refúgio para os jovens que não estavam muito ligados em política; mas foi David Bowie, como Ziggy Stardust, quem sinalizou a ênfase na artificialidade.
Ali, as mensagens políticas deixariam a música para atingir audiências cada vez maiores, transformando o rock em um "quase espetáculo da Broadway".
Nove anos depois, a chegada da MTV marcaria outra mudança. "1981" retrata como as rádios americanas perderam seu caráter experimental para se submeter aos "consultores de programação", que usavam pesquisas de opinião para aumentar os lucros.
Em agosto daquele ano, o videoclipe de "Video Killed the Radio Star", do Buggles, marca a estréia da MTV nos EUA. Foi um "olé" nas rádios, que facilitaria o sucesso de artistas como Duran Duran, Madonna e Men at Work.


POR TRÁS DA FAMA 1972. Quando: hoje, às 15h, no Multishow.


POR TRÁS DA FAMA 1981. Quando: amanhã, às 21h45, no Multishow.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Dramaturgia: Peça "O Fingidor" chega à sala de aula
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.