São Paulo, segunda-feira, 08 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Belle & Sebastian exibem som adulto

Após quase quatro anos longe da estrada, escoceses entram em turnê refletindo maturidade em novo álbum

Banda promete um repertório com sucessos antigos e cinco canções de "Write About Love", o mais recente disco

JULIANA ZAMBELO
DE SÃO PAULO

Ser fã de Belle & Sebastian nos anos 90 era guardar um segredo. A banda lançava seus trabalhos por um selo pequeno, quase não fazia shows e fugia da imprensa.
Aos poucos, com o reconhecimento da crítica, vieram o aumento do público e as turnês mundiais, mas essa fase também passou.
Hoje, graças a uma pausa de três anos e meio, o "hype" se foi e a banda está de volta a um espaço reservado no qual se sente mais confortável.
Com 14 anos de estrada, o grupo escocês lançou em outubro seu oitavo álbum e embarcou em turnê pequena, que passa na quarta-feira por São Paulo e na sexta pelo Rio. A primeira vinda ao Brasil foi em 2001.
O novo CD, "Write About Love", devolve aos fãs a melancolia dos primeiros anos em contraste com os discos mais recentes, que experimentavam variados ritmos e influências. "Queria que o disco fosse honesto em relação a como estávamos nos sentindo. E fizemos o álbum rapidamente, o que pode ter contribuído para que ficasse mais homogêneo", diz Stuart Murdoch, vocalista.
A banda se reuniu para trabalhar as novas composições em fevereiro e já em abril estava em estúdio. O público ficou carente de notícias até o processo terminar.
Apesar dos esforços, o CD vazou na internet antes de seu lançamento, o que tem feito Murdoch questionar seu futuro na indústria. "Não conseguimos manter o disco em segredo. Podemos tentar isso de novo na próxima vez, mas significa que não vamos mais trabalhar com gravadora. É uma possibilidade."
O álbum reflete maturidade e Murdoch, 42, recebe a passagem do tempo sem sobressaltos. "A gravadora queria nos afastar do rótulo "adulto contemporâneo", mas sou adulto e não tem nada de errado em agir de acordo com a minha idade", diz.
"Alguns aspectos da minha música mudaram, não componho mais da mesma forma e não acho que devo pedir desculpas por isso."
Até agora, há apenas cinco músicas do novo trabalho no repertório da turnê, com espaço para antigos sucessos. No Brasil, Murdoch quer tocar pelo menos uma canção de cada álbum e promete levar em conta pedidos que brasileiros enviam ao site.

BELLE & SEBASTIAN

QUANDO quarta, às 22h
ONDE Via Funchal (r. Funchal, 65; tel.0/xx/11/3846-2300)
QUANTO de R$ 180 a R$ 250
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Texto Anterior: Crítica/Rap: Temporal e atrasos não tiram o brilho do rapper Eminem
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.